Por que uma fruta podre pode estragar todas as outras?



Quem é que nunca passou por isso? Uma fruteira cheia de laranjas, e dentre elas, uma começando a apodrecer... e após alguns dias, todas estão no mesmo estado... Mas por que isso acontece?

Mesmo após serem colhidas, as frutas continuam com sua atividade metabólica, e com isso, suas células ainda sofrem trocas gasosas.

Após serem colhidas, mais rápido elas amadurecem, e mais rápido apodrecem, o que é normal e faz parte do ciclo natural.

Frutas podres 1

Manter frutas, legumes e verduras na geladeira retarda o processo de amadurecimento e automaticamente, o apodrecimento desses alimentos.




No processo de amadurecimento, os vegetais produzem um gás chamado Etileno, e todos os frutos possuem receptores de etileno, e quando eles detectam o etileno, eles emitem ainda mais etileno, como uma reação em cadeia.

Esse gás também é responsável por quebrar as moléculas de clorofila, presentes na casca das frutas e que dá a cor verde.

Frutas podres

Ou seja, quando uma fruta começa a produzir muito etileno (significando que está amadurecendo rapidamente), todas as outras começam a produzir o mesmo gás, e se o fruto não for retirado, todos os outros apodrecerão antes do que deveriam. 

Além disso, quando um fruto é danificado e tem seu interior exposto, ele está mais suscetível à ataques de fungos e bactérias, e quando isso acontece, os fungos ou bactérias se espalham para os outros frutos que estão próximos.

Então já sabe né? Se viu uma fruta podre, retire antes que seja tarde demais!





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. o mesmo deveria ser feito com políticos aqui... se um está podre, melhor jogar fora!

    ResponderExcluir
  2. Mas e se eu poder propositalmente uma fruta apodrecendo ou madura de mais no meio de frutas verdes? A quebra das moleculas de clorofila faria com que elas se amadurececem mais rapido?

    ResponderExcluir

Postar um comentário