As lagartixas domésticas põem ovos? Como eles são? Elas são perigosas?

20 comments
lagartixa doméstica perigosa? põe ovos?

A lagartixa doméstica tropical é uma espécie de lagartixa originária da África, mas que está presente em praticamente todas as residências urbanas, principalmente em países tropicais.

Elas são répteis que se adaptam facilmente ao nosso ambiente, pois se alimentam de pequenos insetos, como baratas, mosquitos, traças e até escorpiões.

Por esse motivo, elas são ótimas aliadas na manutenção de nossos lares, e não há motivo algum para temê-las, afinal, são animais limpos e não transmitem doenças. E como elas também se alimentam de mosquitos, elas combatem a dengue.

Lagartixa 1

Seu tamanho chega até cerca de 17cm, e sua vida dura aproximadamente 8 anos. A lagartixa doméstica também é conhecida como taruíra ou briba, e quando se sentem ameaçadas, podem "soltar" a cauda, facilitando sua fuga, pois o rabo fica se debatendo enquanto ela foge de seu predador.




Mas nunca faça isso com uma lagartixa, pois quando ela solta seu rabo, o mesmo leva algumas semanas para se regenerar, e durante esse tempo elas ficam sem defesa, além de que o rabo nunca mais será o mesmo, pois só terá cartilagem. Mas vamos à pergunta:


Lagartixas põem ovos?

Por ser um réptil ovíparo, sim, elas põem ovos!




Cada fêmea pode ter mais de uma ninhada por ano, e depositam cerca de 2 ovos em cada uma delas. Os ovos das lagartixas têm cascas arredondadas de cor branca ou calcárea, com tamanho médio de 1 cm. Os filhotes nascem depois de 42 a 84 dias, e já podem até correr.

Na natureza, elas depositam seus ovos entre cascas de árvores ou na terra, mas em nossas casas, qualquer frestinha um pouco úmida já serve, como pequenas fissuras ou frestas de janelas.



Lagartixas transmitem doenças?

Vejamos alguns fatos sobre as lagartixas: elas não atacam, não matam ninguém, não transmitem doenças, não são venenosas e ajudam a manter o nosso ambiente livre de insetos desagradáveis, como baratas, mosquitos, moscas, etc... ou seja, não há motivo algum para preocupação. Pra quem não gosta de lagartixas, basta manter distância delas, afinal, elas também não são tão "chegadas" em contato humano.

Deixar que esses pequenos animaizinhos vivam suas vidas ajuda a manter o que resta da natureza, e com isso, você faz desse mundo um lugar melhor de se viver. Ajudem a divulgar essa idéia!




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20 comentários:

  1. mais conhecidas como jacaré de parede..

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei que 10 mm e 1 cm fossem do mesmo tamanho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pelo erro Adalberto. Já foi corrigido. Obrigado por nos alertar. Abraços!

      Excluir
  3. Porém,suas fezes são horrível,fedorenta! gera mente em cadeiras e lençois...

    ResponderExcluir
  4. As vezes se camuflam de preto na parede branca kkkk

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. a um grande respeito a esses animais domestico em nossas casas

    ResponderExcluir
  7. Sabe quanto tempo elas levam para crescer? Pq acho que matei sem querer uma que está aqui em casa desde pequenininha. Uma tristeza! Ela estava no trilho da porta de correr e não vi. Abri para os cães saírem e só bem mais tarde me dei conta que ela não aparecia. Procurei e acabei batendo o olho lá! Fiquei triste mesmo!!! Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Eu aqui em casa tenho várias brancas cinzas grandes e uma muito fofas bem pequeninas.e cuido delas pró meu gato não pegar.

    ResponderExcluir
  9. boa noite gostaria de saber se tem como identificar um macho de uma femeá e se elas ficam mansas criadas de filhotes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Machos são maiores e fora isso não sei. Não dá pra domesticar, mas dá pra criar em terrários com um bom suprimento de minhoquinhas que dá muito certo, mas ela só sai da toca a noite e é bem arisca, vc tem que ser esperto pra observar ela comendo.

      Excluir
  10. Mano desculpa elas são realmente inofensivas , más elas dão agonia em mim , uma vez uma lagartixa caiu em cima de mim enquanto eu cagava , eu fiquei me lavando por várias horas e tomei nojo da lagartixa mesmo sabendo delas serem inofensivas a saúde humana

    .

    ResponderExcluir
  11. Mano desculpa elas são realmente inofensivas , más elas dão agonia em mim , uma vez uma lagartixa caiu em cima de mim enquanto eu cagava , eu fiquei me lavando por várias horas e tomei nojo da lagartixa mesmo sabendo delas serem inofensivas a saúde humana

    .

    ResponderExcluir
  12. Qual é os dias e meses das lagartixa botar os ovos

    ResponderExcluir
  13. Qual é os dias e meses das lagartixa botar os ovos

    ResponderExcluir
  14. Qual é os dias e meses das lagartixa botar os ovos

    ResponderExcluir
  15. Iae minecraft elas poem ovos em todos os messes do ano dependendo da humidade da região se voce quiser pegar ovos procure em vasos de plantas em um buraco q não tava ai antes ou Atena na janela valeu pela atenção

    ResponderExcluir
  16. Achei muitos ovos desmanchando um telhado, como saber se sao bons, e como guarda-los?

    ResponderExcluir
  17. Eu gostaria de saber como tratar dos ovos pq eu achei aqui em casa,não sei se eles têm que ficarem aquecidos ou em um lugar úmido para se criarem alguém me ajuda por favor?

    ResponderExcluir