Se na Lua não venta, por que a bandeira dos EUA parece tremer?

11 comments

Essa é uma pergunta que está presente em vários textos e documentários que duvidam da visita do homem ao nosso satélite. Teorias conspiratórias colocam em xeque a ida do homem à Lua, e não é de hoje que perguntas como essa tomam conta da internet.




Bill Kaysing, autor do livro "Never Went to the Moon" (Nunca fomos à Lua), já fez essa e outras indagações desde 1974.

Bandeira na Lua 1

Segundo pesquisadores, há uma resposta para esse grande mistério. Eles dizem que a maioria das pessoas apenas olham as fotos, e a bandeira norte-americana realmente parece tremular.




Mas se analisarmos os vídeos, percebemos que na verdade ela permanece estática, e essa forma que ela adquire, que parece que ela está esvoaçando se dá após os astronautas mexerem nela, e assim que eles tiram as mãos dela, ela volta a ficar parada, mas claro, sua forma de ondulação permanece.

 "E ela fica com aquela aparência ondulada justamente por não haver atmosfera suficiente para mudar sua posição", explica Douglas Galante, pesquisador do Laboratório Brasileiro de Luz Sincroton e do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.


Vale lembrar ainda que seu mastro é de alumínio flexível, o que explica um certo movimento mesmo após o astronauta tirar as mãos da bandeira. "A inércia faz com que ela continue a se mover", diz Roger Launius, do Museu Espacial Smithsonian, em Washington, EUA.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 comentários:

  1. Outra dúvida que nós temos é que porque não aparecem estrelas no fundo das filmagens ou fotos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogério, tudo bem?!

      Então você já pode tirar sua dúvida! Confira a matéria especial que fala justamente sobre isso:

      http://www.curtoecurioso.com/2014/07/por-que-nao-aparecem-estrelas-nas-fotos.html

      Abraços e boa leitura!

      Excluir
    2. Também concordo que a NASA nos manipula com imagens fake.
      No Google vc digita terra vista do espaço é a ISS mostra uma câmera que pode ver a terra ao vivo" sem estrelas" como que podem mostrar uma imagem do espaço sem estrelas se nós vemos elas a olho nú...

      Excluir
    3. Isso se chama exposição. A câmera funciona de forma diferente, principalmente no espaço

      Excluir
  2. Tanta preocupação com isso e muito pouca pelas mentiras atuais dos estaunidenses. Uma coisa é certa: não se engana todo mundo por todo o tempo.

    ResponderExcluir
  3. Nego não acredita no video americano mas acredita nos videos ruins de ovnis, vai entender

    ResponderExcluir
  4. O Vídeo foca apenas na bandeira, se caso estivessem mesmo na lua, por que ficar o foco na bandeira e não nos astronautas? E o ser humano é curioso, com certeza os astronautas andariam mais a fundo no solo lunar.

    ResponderExcluir
  5. Afinal,é rígida a ou flexível como pode isso? Ou é,ou não é! E por que com a tecnologia que temos hoje não se vai com mais frequência? Conta outra não existe justificativa que que convença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não esta ventando e sim amassada se vc ver direito ela só se mexe quando o astronauta mexe ela e, e se ele não foi a lua por que temos uma coleção de pedras lunares, eu astronomo tarek derrubo o fato de o homem não ter ido a lua

      Excluir
  6. Gostaria que me respondessem, quando o primeiro astronauta desce do módulo lunar da Apolo 11 (Neil Armstrong)ele foi filmado descendo a escadinha do módulo, quem filmou ele fazendo essa descida. já que havia uma câmera na altura do próprio astronauta, dizer que foi um rover que filmou não vale pois a tecnologia em 69 era incipiente e não havia rover ou jipinhos automáticos, ou que alguém desceu antes e preparou a filmagem, também não, pois senão Armstrong teria sido o primeiro a pisar em solo Lunar!fica a dúvida.

    ResponderExcluir
  7. Se na lua a gravidade é quase nula, por q essa poeirinha do solo não fica em suspensão? Esse pó superficial deve ser bem levinho, não é msm?

    ResponderExcluir