A onda de choque de uma grande explosão é absolutamente assustadora!



Você já ouviu falar em onda de choque ou estrondo sônico? Ela é um distúrbio de propagação que altera abruptamente a pressão, velocidade, temperatura e densidade do ar.

Uma onda de choque se forma quando a velocidade de algum objeto ultrapassa a velocidade do som (algo comum em explosões), provocando um aumento gigantesco na pressão desta região, que também recebe o nome de estrondo sônico.

Onda de choque de explosão

Ok, na teoria você já sabe como é que funciona uma onda de choque, mas você faz ideia de como ela acontece na prática?




No ano passado, um foguete russo explodiu devido à um mau funcionamento. Recentemente, imagens e vídeos sobre o caso foram liberados, e é absolutamente assustador o momento em que a onda de choque (ou estrondo sônico) atinge justamente o local de um observador desavisado que estava filmando o evento.




Meteoros podem causar ondas de choque

Elas podem acontecer a qualquer momento, basta um pedaço de rocha espacial explodir em nossa atmosfera! Acredita-se que o meteoro de Cheliabinsk tinha aproximadamente 10 toneladas de massa e 17 metros de diâmetros, e ao entrar na atmosfera da Terra liberou o equivalente a 500 quilotons de energia.

Para se ter uma idéia, a bomba nuclear jogada em Hiroshima liberou cerca de 13 quilotons de energia. Não é à toa que a explosão sobre a cidade de Cheliabinsk deixou centenas de feridos... depois de assistir à esse vídeo dá pra ter uma idéia...


Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Eu julgo ser FAKE, de ângulo (perfeito) da filmagem da queda do "meteoro", ás cores da explosão (com certeza irreais), etc

    ResponderExcluir
  2. Será que ninguém percebeu o ponto brilhante logo no começo do vídeo, acompanhe ele e verás que é o suposto meteoro, creio que ele deveria deixar um "rastro" logo no começo da sua entrada na atmosfera, então eu digo que é FAKE!!

    ResponderExcluir
  3. É impressão minha ou os dois comentários anteriores estão focados em um meteoro, enquanto o vídeo trata de uma explosão de um foguete?
    Não parece nada fake... basta ler o texto, antes de comentar.

    ResponderExcluir
  4. E um foguete que partiu com defeito e explodiu .este é o video

    ResponderExcluir

Postar um comentário