Café evita depressão? Confira 12 curiosidades incríveis sobre o café



Uma das bebidas mais consumidas em todo planeta, o café faz parte do dia-a-dia de brasileiros à chineses, de jovens à idosos...

Confira algumas curiosidades incríveis sobre o café:


1 - Descoberta do café
O café foi descoberto no século 9, quando um pastor reparou que suas cabras ficavam mais excitadas após comerem algumas plantas de uma certa árvore. Diz a lenda que esse pastor levou os frutos a um "santo" da região, que conseguiu transformar as frutas no café líquido que bebemos hoje.



2 - Origem da palavra café
A palavra café tem origem na palavra árabe "qahwah", que por sua vez está relacionada com a palavra vinho. A palavra turca para o café, "kahve" é derivada da palavra árabe. Outros estudiosos acreditam que a palavra café tenha sido originada na palavra "Kaffa", de uma região da Etiópia onde se acredita que o café tenha se originado.



3 - A primeira cafeteria
O primeiro estabelecimento (até onde se sabe) a comercializar o café como bebida foi fundado em 1475, em Constantinopla, região atualmente conhecida como Istambul.



4 - O café gerando empregos
Acredita-se que em todo o mundo, o número de pessoas empregadas por conta da comercialização do café é de mais de 25 milhões.



5 - E quanta água!
Na América do Norte, 30% de toda a água que sai da torneira é utilizada para preparar xícaras de café.



6 - E quanto café!
No mundo todo são consumidas mais de 500 bilhões de xícaras de chá a cada ano,o que a coloca como a bebida mais popular do mundo, e também, a mais comercializada.



7 - O café pode evitar doenças e ajudar o nosso organismo
O café pode diminuir o declínio cognitivo e até doenças neurodegenerativas. Os turcos até chamam suas lojas de café como "escolas dos sábios". Além disso, vários estudos comprovaram que o consumo moderado do café reduz substancialmente o risco de várias doenças, como Alzheimer, Parkinson, cirrose do figado, gota, doenças cardíacas e até diabetes do tipo 2. E como se não bastasse, um estudo realizado em 2011 demonstrou que as mulheres que consomem até 3 xícaras de café por dia tinham 15% menos probabilidade de sofrer de depressão, isso por um período de 10 anos. Já para os homens, o café ainda evita em 20% o desenvolvimento de câncer de próstata.



8 - O café te deixa mais novo(a)?
Várias pesquisas constataram que o café possui antioxidantes, que ajudam a prevenir os radicais livres das células prejudiciais. Uma porção de mirtilos, framboesa ou laranjas têm a mesma quantidade de antioxidantes do que 250ml de café.



9 - Quantos quilos uma planta de café produz?
A planta do café leva de 3 a 4 anos para amadurecer, e produz de 1 a 2 quilos de grãos de café por colheita.



10 - A maior rede de cafés do mundo
A empresa StarBucks é a mais famosa rede de cafés do mundo. Somente em 2010 ela faturou mais de 11 bilhões de dólares com suas mais de 16 mil lojas espalhadas pelo globo.



11 - Café forte ou café fraco?
Os grãos de café mais claros são os que têm mais cafeína, e produzem um café mais forte. Já os grãos mais escuros possuem menos cafeína, originando bebidas mais neutras.



12 - O café mais caro do mundo
O café mais caro do mundo é vendido na Indonésia, e custa cerca de 600 dólares o quilo. Esses grãos caríssimos são na verdade parcialmente digeridos e excretados por um animal semelhante a doninha. Uma única xícara desse café custa aproximadamente 50 dólares, ou mais de 100 reais.



Fonte: Curiosidades do Mundo

Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

Postar um comentário