A vaca precisa estar prenha pra dar leite?



Tanto o leite de vaca quanto seus derivados estão na lista dos alimentos mais consumidos em todo o planeta, e olha que essa regra não vale somente para nós seres-humanos...

O consumo do leite da vaca pelos humanos tem origem desde que o mundo existe, ou melhor, desde que as vacas existem (e os seres-humanos também, claro), porém, esse consumo teve um grande crescimento no período em que a agricultura ganhou força, pois junto com ela, veio a domesticação de animais como vaca, cabra, etc...


E ainda de acordo com vários estudos, a domesticação da primeira vaca aconteceu aproximadamente entre 9.000 e 8.000 a.C, ou seja, é tempo pra.... dar e vender!

Mas a pergunta que não quer calar é: a vaca precisa estar prenha para dar leite?




Não precisa estar prenha, mas precisa ter ficado prenha pelo menos nos últimos 10 meses.

A gestação da vaca dura 9 meses, assim como a dos seres-humanos. Após dar à luz, a bovina vai ter muito leite, mas claro, a preferência é do filhote.... mas mesmo assim, uma vaca bem cuidada e bem alimentada produz muito mais leite do que o necessário, principalmente se sua produção for estimulada artificialmente.

Após dar a luz, ela vai produzir leite por mais 10 meses... e depois desse período, o ideal é que ela fique prenha novamente, mas entre uma cria e outra, ela vai ficar pelo menos 60 dias sem dar leite, só comendo capim e desfrutando de uma boa vida (isso é o que esperamos).

No geral, uma vaca da à luz cerca de 4 vezes em toda sua vida, e sua expectativa de vida média é de 12 anos. Se considerar que as vacas produzem em média 50 litros de leite por dia, imagine quanto leite ela pode produzir em toda sua vida?!!





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. 50 litros de leite por dia somente as vacas que comem uma ração turbinada com milho e soja transgênicos (e muitas vezes com a aplicação hormonal diretamente na vaca). Uma vaca normal, saudável, comendo pasto livre no campo, produz até 10 litros de leite por dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É eu ia dizer, 50 litros por dia só se for uma vaca monstra, afinal, é uma vaca não o caminhão de leite.

      Excluir

Postar um comentário