Halloween: 18 fatos super curiosos sobre o Dia das Bruxas


dia das bruxas

É na noite do dia 31 de outubro que um dos mais famosos feriados do mundo é comemorado: o Halloween, conhecido no Brasil como Dia das Bruxas.

Preparamos essa matéria com alguns fatos super interessantes sobre essa antiga e mítica festa popular. Confira!


1 - A festa de Halloween tem origem na comemoração dos povos druidas, que infelizmente pouco se sabe a respeito. Os druidas não deixaram escrituras sobre isso, e tudo era passado verbalmente, de geração à geração...

2 - O primeiro registro do termo "Halloween" é de cerca de 1745. Derivou da contração do termo escocês "Allhallow-eve" (véspera do Dia de Todos os Santos) que era a Noite das Bruxas.

3 - Entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), e acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening, que virou Hallowe'en e atualmente se chama Halloween.

bruxa voando vassoura

4 - A origem do Halloween traz às tradições dos povos que habitaram  a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C




5 - Originalmente o Halloween não tinha nenhuma relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro, e na verdade marcava o fim do verão (Samhain significa literalmente "fim do verão").

6 - Jack O 'Lantern, a lanterna de abóbora, tem origem na Irlanda, onde as pessoas as colocavam nas janelas de suas casas para afastar os espíritos e fantasmas no feriado de Samhain (que nada tinha a ver com coisas ruins....).

7 - Segundo historiadores, o costume das "fantasias" de Halloween nasceu na França entre os séculos XIV e XV.

halloween antigamente

8 - Durante a perseguição protestante contra os católicos na idade média, os seguidores do papa foram privados de seus direitos legais, e eram perseguidos e mortos. Nessa época, nas festas de Halloween, os protestantes visitavam as casas dos católicos exigindo cervejas e pastéis, dizendo a frase "trick or treat" (doces ou travessuras).

9 - A famosa frase "trick or treat", por sua vez, é traduzida em português erroneamente como "doces ou travessuras". Trick significa truque, e treat algo como tratamento, ou agrado. Uma tradução fiel seria realmente difícil...

10 - O feriado de Halloween é o segundo maior feriado do mundo, e só perde para o Natal no quesito "gastança". Cerca e 2,5 bilhões de dólares são gastos apenas nos EUA no famoso Dia das Bruxas.

dia das bruxas comércio

11 - No México existe o feriado chamado "Dia de Los Muertos", ou Dia dos Mortos. Diferente da tradição norte americana e europeia, os mexicanos celebram esse dia de maneira feliz, e não temem a morte, ou seja, não ha nenhuma conotação de suspense ou de medo. Culturas asiáticas também têm o costume de honrar os falecidos no mês de outubro, também de forma positiva.

12 - Segundo a tradição norte-americana, se uma pessoa veste suas roupas ao avesso, e anda para trás na noite de Halloween (31 de outubro), ela verá uma bruxa à meia-noite.

dia das bruxas papel de parede

13 - Nos EUA, o chocolate Snickers é o doce mais distribuído por aqueles que querem evitar travessuras das crianças no Dia das Bruxas.

14 - O medo excessivo do Dia das Bruxas tem até nome, e se chama Samhainofobia.

15 - A lanterna de abóbora, a Jack'o Lantern, é uma tradição ancestral em Portugal, mas lá ela é chamada de Coca. Vai entender...

abóbora dia das bruxas

16 - As cores oficiais do Halloween são laranja e preto. Laranja simboliza o outono (estação no hemisfério norte em outubro), e preto simboliza a escuridão, a fronteira entre os vivos e os mortos, o desconhecido.

17 - As primeiras lanternas de abóbora na verdade foram feitas de nabos (??!)

18 - Boston, Massachusetts, detém o recorde do maior número de abóboras acesas ao mesmo tempo: 30.128.

festa do dia das bruxas




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Se você é uma pessoa que se dedica no bem estar da família, não deixe isso acabar use o soft de monitoramento bruno espião e durma tranquilo eu usei e aprovei… Acesse: https://brunoespiao.com.br/espiao-de-escuta-ambiente e descubra a verdade…

    ResponderExcluir

Postar um comentário