5 coisas incríveis que seu cérebro faz enquanto você dorme


coisas que o cérebro faz enquanto dormimos

Você já se perguntou qual é a necessidade do sono, do ponto de vista evolutivo? Partindo do ponto que todas as espécies devem estar atentas e fazer o máximo para se manter viva, por que nós precisamos dormir?

Se fosse apenas um "descanso", o nosso sono diário poderia soar como "perda de tempo" no sentido científico. Afinal, o sono é ou não vantajoso no quesito evolução?

Pra responder essas e tantas outras questões, os cientistas estudam o sono por décadas, e até agora, algumas dúvidas já foram solucionadas. Confira 5 coisas que seu cérebro faz enquanto você dorme. Você vai se surpreender!


5 - Toma decisões

tomar decisões enquanto dorme
Foi publicado na revista Current Biology um estudo revelando que o cérebro é mais do que capaz de tomar decisões durante o sono. Alguns participantes escutavam palavras que deveriam ser categorizadas, e pra isso, os participantes deveriam apertar alguns botões para separar singular de plural, etc... Eles também foram autorizados a dormir durante o estudo, que revelou que mesmo durante o sono, o nosso cérebro continua reagindo de forma semelhante, e essa atividade cerebral também é capaz de tomar decisões enquanto dormimos!




4 - Cria e Armazena memórias

armazenar memórias
Durante o sono, o nosso cérebro cria novas memórias, liga memórias recentes com acontecimentos antigos, guarda o que deve ser guardado e joga fora aquilo que não precisa, bem parecido com o serviço feito por um computador quando ele é desligado. Justamente por isso, as pessoas que dormem pouco prejudicam sua capacidade de absorver novas informações, e seu aprendizado pode cair em até 40%, de acordo com o Dr. Matthew Walker, da Universidade de Berkeley.



3 - Limpa as toxinas

cérebro limpa toxinas
Uma série de estudos feitos em 2013 ganhou fama por divulgar que haviam encontrado a verdadeira razão para dormir. O que o estudo revelou foi que, durante o sono, os cérebros dos ratos "limpavam" as células neurodegenerativas e as toxinas, o que previne o desenvolvimento de Alzheimer e Parkinson.



2 - Faz Criações e Conexões incríveis!

cérebro tem grandes idéias enquanto dorme
Durante o sono, a nossa mente faz conexões entre coisas aparentemente não relacionadas, o que pode levar a momentos de EUREKA, em que temos uma idéia fantástica sobre alguma coisa, ou então uma profunda compreensão do mundo ao nosso redor. O nosso cérebro é capaz de criar idéias originais de forma espontânea.



1 - Aprende, lembra e aprimora tarefas física!

cérebro aprimora atividade físicas
Estudos feitos por diversos cientistas e especialistas revelaram algo realmente incrível! Durante o sono REM (rapid eyes movemente / movimento rápido de olhos), as rajadas de ondas de alta frequência chamadas de fusos do sono transferem informações sobre tarefas motoras do córtex motor para o lobo temporal. Resumindo, é uma maneira de aprender e corrigir movimentos físicos. Como exemplo, podemos citar um skatista que está tentando fazer uma manobra. Enquanto ele estiver dormindo, seu cérebro vai dar um replay de todas as informações para aprimorar seus movimentos, e com isso, a próxima vez que ele tentar executar aquela manobra, automaticamente ele irá corrigir alguns erros que seu cérebro "o informou" enquanto ele dormia. Isso nos ajuda a corrigir e executar diversas tarefas físicas e a ter uma melhor coordenação motora! É como praticar um exercício sem sair da cama!




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

Postar um comentário