9 alimentos que você consome achando que é uma coisa, mas é outra...



Diariamente nós somos induzidos ao erro pela indústria alimentícia. É como diz o velho ditado "vender gato por lebre", mas na prática seria mais como "comer gato por lebre"...

E como todo cidadão não só merece, como também deve saber a verdade, preparamos essa matéria pra que você saiba tudo que está consumindo, mesmo que na embalagem diga outra coisa.




A intenção não é que você deixe de consumir esses alimentos, mas sim que ao menos você saiba o que está consumindo. Afinal de contas, ninguém merece comer uma coisa achando que é outra...

E tem mais: depois de ver essa matéria, com certeza você passará a prestar mais atenção nas letras pequenas (algumas vezes quase ilegíveis) das embalagens... isso quando o alimento vem na embalagem... até mesmo aquele restaurante caro pode estar te enganando, e sendo enganado também...

Confira 9 alimentos do dia a dia que nos enganam quase que perfeitamente:


1 - Kani Kani

A conhecida carne de caranguejo é na verdade uma mistura de carne de peixes processadas, com aromatizante e corante... e podemos perceber isso ao ler as famosas letras miúdas da embalagem.




2 - Doce de castanha ou Marrom Glacê

Esse é um doce tipico francês, que seria, ou deveria ser feito de castanhas, é feito (a maioria) de batatas doces. Para saber a diferença, basta ler as letrinhas pequenininhas...



3 - Salmão

A truta salmonada é um peixe que se parece bastante com o salmão, mas tem um preço muito mais amigável, por isso, muitas vezes é ela que estamos consumindo, não o salmão de verdade.



4 - Bacalhau

Esse peixe bate o recorde de enganações confusões. Por ser um alimento caro e difícil, diversas espécies "parecidas" são introduzidas em cardápios de restaurantes ou em prateleiras de supermercados. Quando juramos que estamos comendo bacalhau, podemos na verdade estar comendo pirarucu ou saithe por exemplo, que são bem parecidos (a ponto de não percebermos a diferença).



5 - Valor energético baixo demais? Leia direito...

Muitas vezes nos deparamos com uma lata ou garrafa de refrigerante e ficamos sorridentes ao ver que seu valor energético é muito baixo. Quando isso acontecer, preste um pouco mais de atenção. Muitas vezes o valor informado é sobre uma pequena parcela do recipiente, e por isso ele é tão animador...



6 - Pipoca doce

Sabe aquelas famosas pipocas doces que existem desde que o mundo é mundo? Então.. você achava que eram pipocas de milho??? Bom, não podemos dar risada porque na verdade todos nós achávamos isso (chateado!). Na verdade a maioria dessas "pipocas doces" são feitas de canjica.



7 - Pipoca de cinema

Não se preocupe, não é a pipoca de cinema que não é pipoca (ufaaaa!). Na verdade é sua manteiga, que por sua vez, não é manteiga... é ÓLEO! Isso mesmo, é óleo vegetal com "aroma" de manteiga. Provavelmente você vai pensar duas vezes quando estiver na porta do cinema e a vendedora perguntar: "com ou sem 'manteiga' ?"...



8 - Sucos de caixinha

Não que eles não sejam sucos de verdade, mas a maior parte do líquido em suas embalagens (não todas as marcas, claro) é na verdade água com açúcar. Muitas vezes há apenas cerca de 10% de nectar de fruta, e o resto é aquela aguinha doce que a gente costuma dar pra alguém que está nervoso... Para diferenciar um suco de verdade de um que é quase "de mentirinha", leia atentamente a embalagem.



9 - Cereja

Sabe aquela cereja deliciosa que você come se sentindo nos bosques verdejantes da Europa? Bom, na verdade, a maioria delas é (pasmen!) chuchu! Muitas "cerejas em calda" não são cerejas, e podemos perceber a diferença pelo preço e (principalmente) pelas letrinhas miúdas no rótulo do produto. Pra se ter uma idéia, 1 kg de cerejas frescas pode custar cerca de R$ 50,00. Ou seja, há uma grande chance de você nunca ter comido cereja de verdade em toda sua vida! E se você jurava que não gostava de chuchus, quer dizer, de cerejas, experimente a "original", você pode se surpreender!




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. A canjica vem do milho, a pipoca doce não é feita do milho de pipoca convencional mas ainda é feita do milho ou seja, ainda é Pipoca de Milho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FIQUEI SURPRESO POIS FUI ENGANADO AGORA ELE TEM QUE EXPLICAR OQ É CANJICA POIS EU ACHAVA QUE ERA MILHO !TANTO A CANJICA DE FAZER CANJIQUINHA OU DE FAZER CANJICÃO OU MUNGUZA SEI LA COMO SE ESCREVE ISSO RSRSRS VC DEVE INTENDER UMA CANJICA BRANCA

      Excluir
    2. Avisem os "gênios" que escreveram o artigo que canjica é milho e que até o Cebolinha, no lançamento do produto dizia: "qual é o doce mais doce que o doce de batata doce? O marrom glace da Cica." Sempre foi vendido como doce de batata, uai...

      Excluir
    3. Isso mesmo..Sempre foi vendido como doce de batata doce

      Excluir
  2. Mentira que a cereja em calda é chuchu!!! To passada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é chuchu sim, mas só as em calda comum ... as cerejas ao marasquino acho que são verdadeiras mesmo, até por que o preço também é beeemmm mais caro !

      Excluir
    2. Verdade, é chuchu sim, mas só as em calda comum ... as cerejas ao marasquino acho que são verdadeiras mesmo, até por que o preço também é beeemmm mais caro !

      Excluir
    3. Errado. As únicas feiras de chuchu sã o as que eles fazem na padaria pra por no bolo. Não se vende cereja falsa embalada.

      Excluir
  3. Canjica é milho da mesma forma....
    E sim, as Cerejas q vem dem por ai na verdade são Chuchu em bolinhas...
    Saithe não é uma variedade de bacalhau?

    ResponderExcluir
  4. O Cod Gadus Morhua, nome científico do peixe típico da costa da Escandinávia, é conhecido nos países latinos pelo nome do alimento que dele se prepara por meio do processo de salga: o bacalhau. Há cinco tipos de peixe que são desidratação pelo uso do sal, mas só dois podem ser chamados de bacalhau: o Cod Gadus Morhua (o original) e o Cod Gadus Macrocephalus (apelidado de ”bacalhau do pacífico”).

    ResponderExcluir
  5. No suco também tem uma booooa quantidade de sódio.
    Na prática força você a beber o suco mais rápido.
    O kani de caranguejo, de verdade, existe, só é mais difícil de achar.

    ResponderExcluir
  6. Pipoca doce não é feito de milho é de canjica, por Jesus cara, canjica deve ser feita de batata doce então .-.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pipoca doce é feita com milho da canjica, eles usa um equipamento chamado PISTÃO, que faz uma pressão na canjica para ela estourar e virar na pipoca doce. No youtube tem videos mostrando como são todo processo de fabricação dessa iguaria. abraços!

      Excluir
  7. Você me fez rir. Obrigada!!!! Não dá para curtir, então tive que comentar.

    ResponderExcluir
  8. No item 4, não existe o peixe bacalhau e sim o método bacalhoar, o qual é o procedimento de salgar o peixe. Mas é claro que, existem várias qualidades de peixes.

    ResponderExcluir
  9. Canjica é feita de milho, logo a pipoca doce é feita de milho. Em todas as embalagens de Marrom Glacê que eu vi na minha vida, até hoje, está escrito "doce de batata-doce", então não fui enganado.

    ResponderExcluir
  10. tenho certeza que isso começou depois que o PT assumiu o nosso país. Uma vergonha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hurr durr culpa do pt
      Ooga booga

      Excluir
    2. ooooooooooooooooo fixaçao hein?sugiro psiquiatra ...as vezes funciona

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Canjica é feita de milho, portanto a pipoquinha é feita sim de milho. Quanto a cereja feita de xuxu, é verdade, mas isso só se encontra em padarias e confeitarias de quinta categoria, um estabelecimento que se preze vai usar a original. Já comprei cereja in natura e em calda, originais são caras mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário