Conheça a formiga explosiva que é uma verdadeira bomba!


Formiga explosiva que é uma verdadeira bomba!

Sabemos que as formigas "normais" se juntam e encaram o perigo de frente, em uma feroz batalha de picadas (ou mordidas) que pode até ser fatal, mesmo para humanos e animais grandes. Nesse caso vale o velho deitado ditado: "A união faz a força!"

Mas na Malásia existe a espécie Camponotus saundersi que são absurdamente diferentes. Elas não se contentam em se defender da forma que as formigas "normais" fazem... elas são literalmente "formigas-bomba" que se sacrificam para salvar seus semelhantes! Elas também são conhecidas como “formigas kamikaze” ou “formigas-explosivas-da-Malásia

Formigas explodindo

Elas extrapolam todos os limites e usam uma estratégia desesperada para proteger sua colônia e sua família. Diante de uma situação realmente perigosa para seu formigueiro, elas (literalmente) explodem!




Essa explosão é deflagrada quando elas contraem violentamente sua musculatura especial, causando o rompimento de bolsas internas que armazenam química venenosa e corrosiva, causando uma explosão ácida e tóxica que pode matar seu inimigo!

Formiga explosiva da Malásia
Claro que a pobre formiga também morre com essa estratégia suicida... mas saiba que esse ato é sua última e desesperada estratégia de defesa. Ela só é usada em último caso, depois de batalhar muito da forma tradicional, quando a formiga percebe que não tem outra alternativa e que a batalha já está perdida.

É isso aí! Nem o homem-bomba foi invenção dos humanos! É a natureza sempre nos surpreendendo!




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin 

for WordPress, Blogger...

Comentários