Por que as ondas do mar fazem espuma?


Por que as ondas do mar fazem espuma?

Todos sabemos que as ondas do mar formam espuma, não é mesmo? Mas por quê? Afinal a piscina não faz espuma nem mesmo se for uma piscina com ondas.

Se você pegar um copo de água da torneira e outro de água do mar e chacoalhar os dois, vai perceber que só o da água do mar faz espuma. Por quê?

Mar x Piscina com ondas
Clique na foto para ampliar
Não, isso não é algo raro ou super difícil de explicar... Simplesmente é aquele tipo de coisa tão corriqueira que nem sequer paramos pra pensar sobre o assunto!




Claro que a resposta não poderia ser mais simples: A água do mar tem alta concentração de material orgânico, como por exemplo, partículas de sal,  gordura, algas mortas, proteínas, restos de inúmeros materiais orgânicos em decomposição, como peixes, conchas, camarões, etc.

Ondas do Mar - espuma

Claro que nada disso faz mal! Então não precisa prometer a si mesmo que não vai entrar no mar nunca mais! Você só precisa se preocupar (e principalmente evitar!) quando essa espuma for meio exagerada, muito localizada em um determinado espaço, ou escura, ou se estiver perto de alguma vazão que pareça ser água poluída, como esgoto desembocando na praia. Nesse caso passe bem longe!

Terminada nossa explicação "paranoica- hipocondríaca". Continuamos: Todo aquele material orgânico da água do mar é o responsável pela espuma, que é basicamente formada pela grande movimentação das ondas do mar.

De acordo com os cientistas, essa espuma é muito importante para todo o ecossistema marinho e desempenha um papel essencial para toda a vida no planeta, inclusive (claro) a nossa! É bom lembrarmos disso, pois em geral, temos a sensação que somos super-tecnológicos, que controlamos tudo, que estamos do lado de fora do ecossistema e não dependemos de nada, a não ser do nosso conhecimento e tecnologia. Só que não!...


Da próxima vez que você estiver na praia pulando ondinhas graciosamente e ver a espuminha nas águas, pare um instante pra pensar como nós nem notamos as pequenas coisas que passam despercebidas, e que são parte fundamental no equilíbrio do planeta.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários