Natal bizarro: descubra as tradições mais estranhas do mundo!


Natal comemorações diferentes e estranhas

Você já pensou que o Natal podia ser diferente? E em muitas partes do mundo, ele é mesmo! Você ficaria mais que surpreso com as comemorações, no mínimo estranhas, que existem por aí.

E se você pretende viajar pra fora do país no fim-de-ano, é bom ver nossa lista, assim você evita se assustar a toa!

Natal: conheça as bizarras comemorações ao redor do mundo!

Preparamos uma lista que você não vai acreditar, com diversas tradições de Natal das mais bizarras. Boa aventura e boa viagem:


Itália - Bruxa Solta

Natal Itália
Papai Noel tem uma rival na Itália. É a Befana, uma velha bruxa que, assim como o Papai Noel, visita as casas, só que ela faz isso no dia 5 de janeiro. Crianças boas ganham doces, e as "malcriadas" ganham um carvão! Segundo a lenda italiana, a bruxa negou abrigo e comida aos Reis Magos, que estavam no caminho pra visitar Jesus, e agora faz essa boa ação por arrependimento.




França - Inimigos próximos

Natal França
Os franceses tem uma nobre tradição, a reconciliação de Natal: no dia 25 de dezembro você deve ir até a casa de um inimigo fazer as pazes! E de preferência passar a Ceia com ele (ou ela)... Pelo jeito os franceses resolveram seguir a risca o ditado chinês de Lao-Tsé: "Mantenha os amigos sempre perto de você e os inimigos mais perto ainda."


Bélgica - Renas famintas

Natal Bélgica
Papai Noel é conhecido por lá como São Nicolau. Ele visita as casas dois dias antes do Natal, para descobrir se as crianças foram boazinhas e merecem presentes. Depois, ele volta e encontra cestinhas cheias de cenouras, que as crianças deixam perto da porta, para alimentar suas renas famintas. Quando os famintos animaizinhos esvaziam a cestinhas, ele deixa os presentes.


Áustria - Papai Noel às avessas

Natal Áustria
Nem perca seu tempo esperando o Papai Noel... pois é mais fácil dar de cara com o "Cão", e tomar uma "surra" de vara! Na tradição austríaca, o demônio Krampus castiga as crianças que não são boazinhas. No dia 5 de dezembro as pessoas vão pras ruas fantasiadas como o tal capeta e armadas com varas, que seria a arma de Krampus, pra esbofetear tudo todos! (mas com moderação, claro!)



Holanda - Ajudante polêmico

Natal Holanda
A festa do Zwarte Piet, que quer dizer "Pedro Preto" em Português é um tanto polêmica: Ele seria o ajudante negro do Papai Noel, e as pessoas saem pra rua com a cara pintada de preto, lábios de vermelho e peruca black power, para desfilar no dia 5 de dezembro. O costume é considerado racista por muitos.


Catalunha (Espanha) - Tronco "cagão"

Natal Catalunha
Uma das mais esquisitas tradições natalinas do mundo: o Caga Tió ("Tronco Cagão")! Eles vão enchendo um tronco com doces durante todo o mês de dezembro, e no dia 25, espancam o pobre tronco "guloso" a pauladas, até ele "devolver" tudo o que "comeu"!


País de Gales - Égua esquisita

Natal País de Gales
Essa é uma tradição de Inverno que existia bem antes do cristianismo se espalhar pela Europa. A Mari Lwyd, acontece no último dia do ano em vários locais do País de Gales, no Reino Unido. As pessoas saem pelas ruas vestidas de Mari Lwyd, que é como um boi Bumbá muito macabro: Uma túnica cobre o corpo e uma caveira de cabeça de égua completa a fantasia, dando a impressão de um fantasma com cabeça de caveira de equino. Depois eles desfilam e até tentam invadir as casas e Pubs!


Letônia - Papai Noel exausto

Natal Letônia
Dezembro é um mês duríssimo para o "Bom Velhinho". A tradição por lá manda que as crianças recebam presentes durante 12 dias seguidos! Mas esse país também é famoso por outra razão: veio de lá o primeiro registro da montagem de uma árvore de Natal em uma praça pública, em 1510.


Estados Unidos - "Bolsa-Lareira"

Natal EUA
Natal nos Estados Unidos, obrigatoriamente, tem que ter presentes, um pinheiro decorado e uma lareira acesa., não é mesmo? Só que milhões de casas no país não possuem uma lareira... então uma rede de TV resolveu inovar e criou o "Bolsa Lareira". Mas, não vá achando que eles ganham lareiras de verdade não... Trata-se de uma simples transmissão de TV, que dura 24 horas sem parar, mostrando uma bela lareira queimando! Essa tradição já dura mais de 40 anos.


Japão - Berço estranho  

Natal Japão
A troca de presentes é muito apreciada pelos japoneses durante o Natal, mas o que surpreende mesmo é a "Manjedoura". As crianças ficam fascinadas com a história do nascimento de Jesus numa manjedoura. Isso porque o "berço" é algo que não faz parte da cultura japonesa, sendo praticamente desconhecido.


Índia - Árvore de Natal exótica

Natal India
Ao invés de pinheiros, os cristãos na Índia costumam decorar pés de manga e bananeiras no Natal. Algumas pessoas também decoram o interior de suas casas com folhas de manga e pequenas lamparinas de argila, acesas com óleo.


China - “Homem velho do Natal”  

Natal China
O Natal por lá vai bem ao estilo ocidental mesmo, a maior diferença são os enfeites em forma de correntes e flores de papel e o nome do Papai Noel: Dun Che Lao Ren , que significa “Homem velho do Natal”, em chinês. Mas como a maioria dos chineses não é cristã, a maior festa, que eles realmente esperam ansiosos, é o Ano Novo Chines, que acontece no fim de janeiro. Só nessa data é que as crianças recebem roupas e brinquedos novos e são servidos pratos especiais.


Suécia - Menina Candelabro

Natal Suécia
As festas natalinas começam no dia 6 de dezembro, que é dia de São Nicolau. As crianças escrevem suas cartas pedindo presentes, que são trocados por um saquinho de balas ou nozes, mas os presentes só chegam no dia 25. Na noite de Natal, a filha mais velha da família se veste de branco, com uma faixa vermelha amarrada na cintura e uma coroa de folhas verdes com sete velas acesas na cabeça e serve café e bolinhos para cada membro da família em seus quartos.


Alemanha - Árvore de biscoitos

Natal Alemanha
Quatro domingos antes do Natal, as famílias fazem a "Coroa do Advento", formada por quatro velas, que são acesas uma por vez a cada Domingo. A árvore é decorada com "pfefferkuchen", biscoitinhos cobertos de glacê colorido.
 


Bangladesh - Bananeiras e luzes 

Natal Bangladesh
Os cristãos usam bananeiras para decorar a entrada das casas e das igrejas. Fazem arcos com folhas das bananeiras e pedaços de bambu. Depois, colocam óleo e “forram” as paredes das casas, dando a impressão que elas estão cheias luz.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

Postar um comentário