O veneno que você come sem querer e te deixa doente sem saber


Veneno perigo

Se você achou nossa chamada muito sensacionalista, errou feio... o problema é realmente muito preocupante e a comunidade médica têm se empenhado em combater um inimigo invisível e, até bem pouco tempo atrás, desconhecido.

Em 1º de janeiro de 2012, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda de mamadeiras e outros utensílios para lactentes que contenham a substância BPA (Bisfenol-A). Isso porque vários estudos mostram que o BPA é um sério risco à saúde.

O que é o BPA (Bisfenol-A)?

Bisfenol Química
É um composto utilizado na fabricação de produtos plásticos, e também está presente nas resinas usadas na fabricação dos revestimentos internos de latas de alimentos, para evitar a ferrugem e a contaminação externa, assim como em algumas embalagens do tipo "Tetra Pak", aquelas caixinhas de leite, suco, etc.




Quais os riscos?

BPA Bisfenol-A
De acordo com a Anvisa, muitas pesquisas ainda não conclusivas, indicam que a substância pode causar câncer, problemas hormonais e doenças cardíacas.

O caso é ainda mais grave para os bebês entre 0 a 12 meses, que não conseguem expelir a substância adequadamente por conta do seu metabolismo ainda pouco desenvolvido. Desde 2010, a SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia de SP) já faz a a campanha “Diga não ao bisfenol A, a vida não tem plano B”, com o objetivo de eliminar essa substância de vez.

Estudos indicam que o BPA, ao entrar em contato com o organismo humano, principalmente durante a vida intrauterina, pode alterar o sistema endócrino e a ação dos hormônios, acarretando danos à saúde, como infertilidade, modificações de órgãos sexuais internos, endometriose e até câncer.

Como Evitar o BPA (Bisfenol-A) ?

Bisfenol Pare

  1. Nunca esquente no microondas, nem mantenha na geladeira ou freezer, bebidas e alimentos acondicionados em plástico. O bisfenol A é liberado em maiores quantidades quando o plástico é aquecido ou resfriado.
  2. Escolha mamadeiras e utensílios de vidro ou, pelo menos,que indiquem "BPA free" ou "sem BPA" em suas embalagens.
  3. Evite consumir alimentos e bebidas enlatados, as latinhas também contém em seu revestimento interno, o bisfenol.
  4. Dê preferência aos utensílios de vidro, porcelana ou aço inoxidável, evitando pratos, copos e quaisquer outros utensílios de plástico.
  5. Não use utensílios de plástico lascados ou arranhados. Evite também lavá-los com detergente ou na máquina de lavar louças.
  6. Evite principalmente as embalagens plásticas com os símbolos de reciclagem números 3 e 7, que indicam que a embalagem contém ou pode conter o BPA.
Veja o vídeo da Dra. Tania Bachega, que faz parte da campanha “Diga não ao bisfenol A, a vida não tem plano B”. Para maiores informações, você pode consultar o site oficial da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia de SP.


Entre você também nessa campanha e faça sua parte. Compartilhe essa informação com seus amigos e familiares. E conte sempre com o nosso site pra se manter informado, também, sobre tudo de mais importante pra sua saúde.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, 

Blogger...

Comentários

  1. Pô impossível seguir essas orientações. Imagina? Nada de refrigerante, nem biscoitos ou salgados. Nem descartáveis, nem uma porrada de coisa de plástico. O meu copo, por exemplo, é de plástico e está todo arranhado e soltando pedaços, mas não vai dar pra trocar por outro tão cedo, e quanto trocar será por um de plástico também. Se eu tentar seguir tudo a risca, fodeu. Outra questão é que é extremamente difícil de retirar o plástico do mercado. Ele é barato, reciclável, leve, modelável e pode ser transparente ou colorido. E as impressoras em 3D? Sei que a questão não é o plástico em si, mas imagina a dificuldade de quase toda a população se preocupando em olhar os símbolos das embalagens durante as compras por, digamos, 3 a 5 anos, ou até o problema se resolver. Pois é, é uma situação complicada.

    ResponderExcluir
  2. CARA! NÃO CURTO PALAVRÃO! MAS SÓ TEM UM PARA ISSO TUDO CARA! F.

    ResponderExcluir
  3. Ou seja, volte a viver como seus avós e vc viverá mais tempo com mais saúde. Simples.... ou opte pela praticidade e pelo barato e morra logo !! é apenas uma escolha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário