Portal pra Machu Picchu? Os mistérios e as belezas de São Thomé das Letras


São Thomé das Letras

São Thomé das Letras já faz parte do imaginário popular, sendo um dos destinos preferidos dos amantes do turismo alternativo.

São pinturas rupestres, lendas de extraterrestres, duendes, magos e até passagens subterrâneas, ou mesmo inter-dimensionais, para Machu Picchu. Sejam apenas lendas (ou não?), pelo menos sua beleza e seus atrativos são muito reais!

São Thomé das Letras Pirâmide
Pirâmide São Thomé das Letras

Cercado pela Serra da Mantiqueira e sendo um dos municípios mais altos do país, situado a 1.450 metros do nível do mar, ele encanta com sua aparência pitoresca e suas ruas e casas construídas com blocos de quartzito, o que lhe dá um ar quase de cidade medieval.




O maior simbolo do município é sua igreja Matriz, de cor amarela nada discreta, que fica bem no centro da cidade, em uma bela praça com coreto.

São Thomé das Letras Igreja Matriz
Igreja Matriz de São Thomé das Letras

São Thomé das Letras já começou sua história envolta em mistério. A igreja, que data de 1785, foi erguida ao lado de uma gruta,  depois de um episódio bastante intrigante: segundo a lenda, foi nessa gruta que João Antão, um escravo foragido de uma fazenda na região, teria recebido de um homem misterioso, uma carta que atestava sua liberdade.

Gruta de São Thomé das Letras
Gruta de São Thomé das Letras

Ele acabou voltando à fazenda e mostrou a carta ao seu patrão que, intrigado com a estória, foi até a tal gruta. Lá eles teriam encontrado uma estátua do apóstolo São Thomé. A estátua acabou se tornando sagrada e desencadeou a construção da igreja que está lá até hoje. O interior da gruta ainda é um dos pontos mais visitados, e seu mirante dá uma linda vista da região.

São Thomé das Letras Vista do Mirante
São Thomé das Letras Vista do Mirante

E mirantes não faltam na cidade. Um dos mais procurados e famosos está no Parque Municipal Antônio Rosa, e lá mesmo você encontra outras 3 atrações da cidade: o Cruzeiro, a Pedra da Bruxa e a Pirâmide, que é na verdade apenas uma casa construída em pedra de quartzito, com teto em formato parecido com o de uma pirâmide.

São Thomé das Letras Panorama
São Thomé das Letras Panorama

Todas as tardes, moradores e turistas se reúnem e assistem o belo pôr do Sol da serra da mantiqueira, e a cidade se transforma, com um luau em cada canto.

Cachoeiras

São Thomé das Letras Cachoeira

São mais de 12 cachoeiras e várias cavernas que farão valer o passeio de qualquer um que goste de ecoturismo! Uma das mais procuradas fica a cerca de 11 Km do centro da cidade e se chama "Véu de Noiva", com sua queda d'água de 8 mts de altura.

Cavernas

São Thomé das Letras Caverna

A Gruta do Carimbado é a mais famosa e mítica: lendas dão conta que ela faz ligação com Machu Picchu, no Peru! Sua fama intrigou até cientistas, que realizaram expedições, mas devido as condições inóspitas do local, não chegaram a nenhuma conclusão, e só deram mais combustível ao mito, que continua firme e forte.

São Thomé das Letras Centro

E se você sempre achou que São Thomé das Letras era lugar só de místicos e hippies, errou feio, errou rude... São várias as opções, desde esportes radicais, como escaladas e rapel, que se aproveitam do relevo montanhoso da região, até passeios bem "família", com bons restaurantes e lojas com lindos artesanatos no centro da cidade. E depois de conhecê-la, você vai perceber outro grande atrativo do local: a convivência pacífica e harmoniosa de todas as "tribos'!




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. São Thomé das Letras,cidade morada do grande Ventania!

    ResponderExcluir
  2. Tô de malas prontas uhuuu!!!
    ""Saí de caminhada pelas estradas caminhando apé. Pedindo carona,violão nas costas eu VOU pra Santomé""

    ResponderExcluir
  3. Eu conheço esse lugar, estive lá duas vezes estou completamente apaixonada por ele. São thomé é tudo isso que diz a matéria e muito mas. Um dia me mudo para lá.

    ResponderExcluir
  4. Cidade maravilhosa, já chegando lá você sente a vibe diferente e a harmonia no ar! Perfeito, estive duas vezes por lá e pretendo voltar sempre que puder.

    ResponderExcluir
  5. Cidade cheia de encantos pela natureza, não sei como ainda está tão bela pela proporção de visitantes e falta de cuidado. Falta de cuidado!! Dois dias que fiquei lá, não foi avistado uma se quer ambulância, enfermeiros ou bombeiro civil pra dizer ou querer demais os bombeiros militar. Com tantas cachoeiras e caminhos digamos assim... com certo risco, a cidade mais próxima está a 38 km 3 corações.

    ResponderExcluir
  6. Lugar mágico! Simplesmente maravilhoso!Amei São Tomé!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário