7 segredos que os bancos não contam sobre o Cartão de Crédito

6 comments
7 segredos que os bancos não contam sobre o Cartão de Crédito

Quase todo mundo tem, ou já teve, um cartão de crédito no bolso, e praticamente ninguém sabe direito como ele funciona. Mesmo as taxas cobradas podem ser uma surpresa na hora de pagar a fatura...

Isso sem contar as surpresas que podem ser as diferenças de juros e encargos contratuais (sim, eles são muito diferentes!), as regras de conversão de dólar pras compras internacionais e a diferença das taxas entre os cartões comuns, Gold e Platinum...

Por isso fizemos nossa lista dos segredos dos cartões de crédito, assim você pode conhecer melhor aquele que pode ser o seu amigo, ou o seu pior inimigo!...

Os números

Segredos dos Cartões de Crédito - Os Números
A grande maioria os cartões de créditos possuem 16 dígitos numéricos, e todas as informações do seu cartão, como a famosa "bandeira", ou o emissor do cartão, estão contidas nesse número. O primeiro dígito do cartão corresponde a sua bandeira:

  • 3 – American Express e Diners Club
  • 4 – Visa
  • 5 – MasterCard, ELO
  • 6 – Discover

Já os dígitos da segunda até sexta posição indicam o banco emissor, enquanto os de da sétima até 15ª mostram o número da conta bancária. O último dígito do número é chamado dígito de verificação, e é usado como um algoritmo que determina se o número está valido.




O código de segurança

Cartão de crédito - Código de segurança
Quando fazemos uma compra por telefone ou online, normalmente é preciso informar o código de três números que ficam atrás do cartão. No caso dos cartões da American Express, são quatro números na frente do cartão, do lado direito. No Brasil, chamamos a sequência de "código de segurança". Mas caso você vá fazer alguma compra fora do Brasil, online ou por telefone, saiba que o código pode ter três nomes diferentes:

  • CVD (Card Verification Data)
  • CVN (Card Verification Number)
  • CVV (Card Verification Value). 

O código é usado como uma validação adicional de segurança para as transações não presenciais. É um número que não deve (em nenhuma hipótese) ser registrado ou guardado por vendedores, lojas online e sistemas de pagamento virtual.

A tarja

Cartão de Crédito - Tarja magnética
A tarja do cartão é feita com partículas de metal e magnetizada para guardar informações, que são basicamente as mesmas que estão visíveis no cartão e mais alguns dados de segurança. Ela possui três linhas de informação, mas geralmente apenas as duas primeiras são usadas para leitura, e nunca são alteradas. A última linha contém informações que podem ser alteradas durante a transação e para guardar informações de segurança.

Cartão de empréstimo?

Cartão de Crédito - Empréstimo
Na verdade o cartão de crédito é essencialmente é um simples empréstimo. Quando você faz um parcelamento de fatura, ou paga só o valor mínimo, você acaba fazendo um empréstimo. E como qualquer outro banco, o cartão de crédito cobra taxas e juros. Por exemplo: se você parcela a sua fatura em 10 vezes, terá de pagar juros em cada uma das parcelas. No final, a operação acaba ficando (bem) mais cara do que se tivesse paga a vista.

O truque dos Juros e 'encargos contratuais'

Cartão de Crédito - Juros e encargos
Normalmente os cartões cobram juros de apenas 1%, muito baratos não?! Mas o segredo está naquilo que eles gostam de chamar de "encargos contratuais". Isso é feito porque os juros podem ser controlados pelo Banco Central, e podem até ser considerados abusivos, mas os "encargos" são outra coisa, e os bancos podem cobrar quanto quiserem e fazem a festa... É o banco que determina os juros de cada cartão, e mesmo dois cartões Visa podem ter taxas bem diferentes, que também variam de acordo com o tipo de transação: para saques em dinheiro, geralmente são cobrados juros maiores e diários.

A 'pegadinha' do dólar nas compras internacionais

Cartão de Crédito - armadilha da cotação do dólar
Esse é outro detalhe que merece muita atenção: a forma como sua administradora de Cartão de crédito cobra as compras em dólar. A maior parte delas cobram o dólar do dia do pagamento da fatura, e isso significa que não adianta nada você fazer a compra no dia que o dólar estiver mais baixo! Normalmente o cálculo é feito assim: você fez uma compra de $100 dólares, então você vai ter que pagar esse exato valor convertido no dia do vencimento da sua fatura, ou seja, a administradora vai lançar na sua fatura, o dólar do dia do fechamento, e na fatura seguinte aparecem os valores dos ajustes (que pode ser um débito ou um crédito) baseados na cotação da data que você fez o pagamento. Se seu cartão usa esse meio de cobrança, fazer compras no exterior é uma aposta bem arriscada, afinal, no dia que você comprou o dólar podia estar bem baratinho, mas se no dia de pagar sua fatura ele disparar... Ponto pro banco!

Cliente 'Platinum' x cliente comum

Cartão de Crédito - Tipos
Muita gente nem desconfia disso, mas os cartões comuns (aqueles com um limite menor, que normalmente são usados por pessoas de baixa renda) têm taxas de juros e encargos bem mais altos do que os cartões "Gold" ou "Platinum". Sim, parece muito injusto, mas é isso mesmo: quanto menos dinheiro você tem, mais "encargos contratuais" você vai ter se atrasar o pagamento! A explicação básica dos bancos pra esse sistema é que o "bom pagador" tem juros, encargos e taxas menores como recompensa. Só que normalmente, apenas as pessoas de alta renda são vistas como clientes confiáveis, e por isso os cartões "Platinum" ou "Gold" geralmente cobram encargos entre 2% e 4%, e os cartões comuns cobram 12% ou 15% ao mês!




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. BEM VINDOS AO MUNDO CAPITALISTA...
    huahuahauhauahauhauahauahauahauhauahauahaua nada contra ao capitalismo...só contra a GANÂNCIA...E SELVAGERIA..bem vindos ao mundo de MARLBORO..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada que o governo não faça o mesmo é só ver o imposto de renda quando mais vc ganha menor é a taxa que vc paga ...Que por sinal os melhores salários do país Juiz, deputado, senador esse povinho de merda por incrível que pareça não tem desconto de imposto de renda inss de porra nem uma ...Ou seja literalmente eles imitam o cúverno federal ...

      Excluir
  2. aproveitando...em relação à postagem ..muito boa gostei de ler bem esclarecedora sem um palavreado de difícil compreensão aos mais leigos...boa explanação...parabéns

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha um cartão para compra no exterior desse modelo. Buscava fazer as compras quando o dólar estivesse mais alto (pq os freeshops uruguaios baixam seus preços em dólar para se adequar aos brasileiros), no pagamento da fatura ele estava com a cotação bem abaixo. Acho que hoje eu não faria mais isso, não sabemos quando o dólar vai parar de subir!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei, nem eu que trabalhei dentro de um banco tinha um esclarecimento desta forma.

    ResponderExcluir
  5. EM LINHA DE COMPRAR UM EMPRÉSTIMO, ENCONTRARAM UM NOVO CARTÃO EM ATM NEGRA E EM LEGIT BLANK PARA VOCÊ.


    Receba US $ 5.500 por dia por 2 anos


    Veja como isso funciona, você sabe que pode invadir qualquer máquina ATM com um cartão Atm pirateado? Faça a sua opinião antes de aplicar, acordo direto ... Peça um cartão atm em branco agora e obtenha milhões dentro de uma semana !: Contate-nos


    via endereço de e-mail :: americanewbllankatm@gmail.com


    Nós temos um cartão de caixa BLANK especialmente programado que pode ser usado para cortar caixas eletrônicos, cartões de ATM podem ser usados ​​para retirar no ATM ou deslizamento, nas lojas e no POS. Nós vendemos esses cartões para todos os nossos clientes e compradores interessados ​​em todo o mundo, o cartão tem um limite de retirada diária de US $ 5.500 no caixa eletrônico e um limite de gastos de US $ 50.000 nas lojas, dependendo do tipo de cartão que solicita :: e também se você precisa de qualquer outro serviço de internet cafe, estamos aqui para você a qualquer momento qualquer dia.


    AQUI NOSSA LISTA DE PREÇOS PARA CARTÕES ATM:


    Cartões que retiram $ 5,500 por dia custam US $ 200 USD


    Cartões retirando US $ 10.000 por dia custam US $ 350 USD


    Cartões que retiram US $ 35.000 por dia custam US $ 750 USD


    Os cartões que retiram US $ 50.000 por dia custam US $ 4500


    Cartões retirando US $ 100.000 por dia custam US $ 7500 USD


    Faça sua opinião antes de aplicar, acordo direto !!!


    O preço inclui taxas e encargos de envio, encomende agora: entre em contato conosco via


    endereço de e-mail: americanewbllankatm@gmail.com OU


    Whatsapp em: +1 (409) 313-8232

    ResponderExcluir