Adoçante faz mal? Alguns já são até proibidos em alguns países!

Leave a Comment
adoçante faz mal

Você pode até achar que consome poucas gotas de adoçante por dia, mas se esquece dos refrigerantes e outros alimentos light e diets. Neles, também há adoçante. E tudo em excesso faz mal.

Você pode estar ingerindo uma quantidade excessiva de adoçantes (ou edulcorantes) sem se dar conta disso...

Os males do adoçante

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já reduziu a quantidade máxima dos adoçantes sacarina e ciclamato em bebidas e alimentos. Ela também aprovou o uso de três novas substâncias no país, taumatina, eritritol e neotam. Tudo isso foi feito baseando-se em normas americanas e europeias sobre o uso de aditivos em alimentos. Mesmo assim, a maioria dos especialistas afirma que o uso de adoçantes não é prejudicial, desde que não haja exagero. É como diz o velho ditado: "Tudo que é demais é veneno!"

Aspartame

Adoçante Aspartame
Foi criado em 1965 e é um dos mais populares. Mas alguns estudos feitos em macacos sugerem que o uso do aspartame pode ser muito prejudicial à saúde dos seres humanos. Um estudo da Universidade de Wisconsin submeteu macacos ao uso de leite com aspartame, e as cobaias tiveram convulsões cerebrais depois de 52 semanas de uso. Já um outro estudo da Universidade do Texas sugeriu que a substância pode contribuir para a obesidade, dar origem a distúrbios mentais e câncer, além de danificar o DNA. De qualquer forma, os cientistas afirmam que nenhum resultado foi ainda conclusivo, então não é preciso se desesperar ainda...




Sacarina e Ciclamato

Adoçante Sacarina e Ciclamato
As substâncias sacarina e ciclamato já são proibidas em alguns países.
A sacarina não pode ser usada no Canadá
O ciclamato está proibido nos Estados Unidos.
Alguns testes feitos em camundongos indicaram câncer na bexiga dos animais. Não é comprovado o risco em seres humanos, mas os estudos com animais desencadearam a proibição dos edulcorantes em alguns países e sua restrição no Brasil.

Sucralose e frutose

Adoçante Sucralose e frutose
A sucralose é um derivado da sacarose. Não acarreta problemas e, segundo os especialistas, tem um sabor agradável. O adoçante "Linea", por exemplo, é feito a base de sucralose. Os nutricionistas dão uma nova dica para os consumidores: Pode-se utilizar a frutose, que é um tipo de açúcar com poder adoçante muito maior que o da sacarina. A frutose também seria recomendada para pacientes com diabetes. Mas de qualquer forma, é sempre indicado consultar um médico antes de consumir qualquer produto!




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário