Ano Novo Chinês: Conheça o ritual que envolve 1/3 da população mundial


Ano Novo Chinês: Conheça o ritual que envolve 1/3 da população mundial!

O Ano Novo Chines segue o calendário lunar e começa após a segunda Lua Nova do solstício de Inverno (que pra nós é o solstício do Verão) no dia 21 de dezembro, e só termina entre os dias 21 de janeiro e 19 fevereiro.

As diferenças entre o calendário oriental e o nosso faz com que a data de início de cada Ano-Novo Chinês caia em uma data diferente todo ano.

Ano Novo Chines

E se você acha que essa é uma comemoração pequena, saiba que ela envolve simplesmente 1/3 da população mundial!

Os chineses relacionam cada novo ano com um dos doze animais que, segundo sua tradição milenar, foram transformados nos signos da Astrologia chinesa depois que atenderam ao chamado de Buda para uma reunião.




Os doze animais do Horóscopo chinês que correspondem os anos são, de acordo com a ordem que teriam chegado até Buda na lenda: rato, búfalo, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cachorro e o javali.

Ano Novo Chines

A comemoração por lá é bem diferente do que imaginamos em um ano novo: os chineses costumam fazer uma grande faxina na casa, alguns dias antes do réveillon, pra se livrar da "sujeira velha" e começarem um ano limpo! Também costumam usar muito vermelho na decoração e no vestuário pra atrair boa sorte.

Ano Novo Chines

Também é muito forte a tradição dos envelopes vermelhos durante a celebração do Ano-Novo Chinês, e são bilhões deles! Os envelopes vermelhos geralmente contém dinheiro: pode ser uma quantia pequena ou grande, de acordo com a possibilidade de cada um, mas sempre tem que ser em números pares! O número 8 é muito famoso, pois acredita-se que traz boa sorte, então a quantia mais comum nos envelopes é $8 Reais ou Dólares.

Ano Novo Chines

Muitas dessas comemorações também acontecem aqui no Brasil, principalmente no bairro da Liberdade em São Paulo, que é uma tradicional colônia oriental da cidade. Então se você quiser sentir o gostinho do Ano Novo Chines, nem precisa ir tão longe!

Não deixe de ver outras curiosidades sobre o Ano Novo no mundo em nossa matéria especial Ano Novo bizarro: descubra os rituais e comemorações mais estranhos do mundo

Feliz Ano Novo Chines ou "Xīnnián kuàilè" 新年快乐 (a pronuncia é sshin-nyen kwhy-luh)





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Aqui no Brasil, com essa crise toda, vão comemorar o ano do "já vali".

    ResponderExcluir

Postar um comentário