20 Marcas famosas e as origens misteriosas de seus nomes


20 Marcas famosas e as origens misteriosas de seus nomes

Você já se perguntou alguma vez o que os nomes das marcas famosas significam? Bem, alguns não significam nada mesmo... mas outras são bem curiosas, e você nem imaginava que seus nomes fariam tanto sentido!

Preparamos uma lista de 20 marcas super conhecidas e a história quase desconhecida de seus nomes:


Coca Cola


Coca Cola
Bem, não é nenhuma grande novidade, mas tinha que estar na lista: Seu nome basicamente faz menção ao extrato da noz de cola e do extrato de folha de coca em sua composição. Mas calma! Se voce se assustou com a parte da folha de coca, saiba que a empresa afirma que o extrato de coca não é mais utilizado, pelo menos no Brasil.


Pepsi

Pepsi
Seu nome original era “Brad's Drink” (bebida de Brad). Foi criada em 1893, nos Estados Unidos. pelo farmacêutico Caleb Davis Bradham. originalmente era pra ser um remédio contra dispepsia, doença causada pela falta da enzima pepsina no organismo. Só que a bebida fez tanto sucesso fora das farmácias, que logo o farmacêutico a transformou em refrigerante e se inspirou na tal Pepsina pra criar seu nome!




Fanta

Fanta
A sede alemã da Coca Cola estava tentando bolar um nome pra seu novo produto, e pediu a ajuda dos funcionários pra palpitarem sobre um nome que fosse fantasioso. Bem, os empregados nem precisaram pensar muito e apelaram ao óbvio : -"Já que querem um nome fantasioso, por que não Fanta mesmo?". E não é que deu super certo?


Häagen-Dazs


Häagen-Dazs
O nome não quer dizer nada mesmo, mas o interessante é que ele foi criado propositalmente com a intenção de passar elegância, glamour, e soar dinamarquês, dando um toque "premium" ao sorvete! Mais interessante ainda é que não se usa trema em palavras genuinamente Dinamarquesas!


Kodak


Kodak
O nome, inventado pelo fundador da marca George Eastman, não tem nenhum significado especial, mas é interessante notar que ele foi desenvolvido propositalmente pra ser curto, fácil de lembrar e marcante, criando identidade instantânea. Não dá pra negar que acertaram em cheio, né?!


Nivea

Nivea
Em latim, a palavra "niveus" significa "branco como a neve". Não é a toa que as letras em branco contrastando com um fundo azul seguem bem essa ideia, e o creme é bem branquinho, de fato.


Nike

Nike
Na mitologia grega existe a Deusa "Nice" ou "Niké", que é a personificação da vitória. Bem apropriado para os atletas, não?!


Samsung

Samsung
Basicamente o nome quer dizer "três estrelas", mas os ideogramas da palavra também podem significar “grande, numeroso e poderoso” e “eterno”.


Hyundai

Hyundai
Em tradução literal do coreano, significa “modernidade”.  E eles seguiram à risca seu nome, pelo menos no Brasil, onde inovaram em muitos aspectos, não é mesmo?!


Subaru

Subaru
A marca japonesa se inspirou no aglomerado estelar das "Plêiades", conhecidas popularmente no Brasil como "7 irmãs", na constelação de Touro, que no Japão é conhecida pelo nome "Subaru". Daí o logotipo do carro com as sete estrelinhas na forma do aglomerado.


Toyota

Toyota
O nome original era Toyoda, em homenagem ao seu fundador, Kiichiro Toyoda. Mas como esse nome significa “campos férteis de arroz”, os japoneses não acharam muito apropriado pra uma fabricante de carros, e logo mudaram pra forma que conhecemos hoje.


Cadillac

Cadillac Ciel
Um dos maiores símbolos automotivos norte-americanos tem um nome que veio da França, inspirado no explorador francês Antoine de la Mothe Cadillac, o fundador da cidade de Detroit.


Volkswagen

Volkswagen
Volk quer dizer "popular" e Wagen significa carro ou carruagem. Ou seja, a tradução seria algo como "carro do povo", e era exatamente essa a ideia quando a empresa foi fundada.


Volvo

Volvo
A marca é da Suécia, mas o nome vem do Latim, do verbo volvere, que significa basicamente "eu rodo". O nome foi data de 1911, e deveria ter sido originalmente usado em uma linha de rolamentos automotivos.



Tresemmé

Tresemmé
Em francês, “très-aimé” quer dizer “muito amado”, mas em homenagem a uma especialista cosmética chamada Edna Emmé a grafia foi mudada pra forma que conhecemos.


Pantene

Pantene
Os produtos tem como principal componente a pro-vitamina B5 - pantenol, e a empresa suíça decidiu destacar isso, só que o nome "pegou" tanto que virou uma marca,


Heineken

Heineken
O nome da famosa cerveja holandesa, fundada em 1863 em Amsterdã, não teve nenhuma história mirabolante... apenas levou o  sobrenome de seu fundador, Wandscheer Heineken.


Skol

Skol
A cerveja tem origem dinamarquesa, e seu nome vem da palavra escandinava skål, que significa "à vossa saúde/à nossa saúde". No Brasil, seria o equivalente ao nosso famoso "Saúde!" ou "Tin-tin!"


Brahma

Brahma
Na religião hindu, Brahma é um Deus representado com quatro cabeças e quatro braços, que aparece geralmente sentado em um cisne. Ele é considerado o criador do universo, dos deuses e do conhecimento.


Mc Donald's 

Mc Donald's
Fundado em 1937 pelos irmãos Dick e Mac McDonald, que abriram uma barraca de cachorro-quente na Califórnia. Logo eles perceberam que os hambúrgueres faziam mais sucesso que seus hotdogs e decidiram mudar tudo: Criaram um sistema rápido de montagem de lanches em "linha de produção", como nas fábricas de carros e adotaram seu sobrenome como marca. Acabaram fazendo tanto sucesso que inspiraram até a fundação do Burguer King e do Taco Bell!




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

Postar um comentário