Vida eterna é possível: esse animal imortal prova isso!


Vida eterna é possível? Esse animal prova que sim e está revolucionando o mundo

-"A única certeza dessa vida é a morte!" O velho ditado da vovózinha parecia mesmo ser um fato incontestável, até que cientistas descobriram um ser-vivo que é imortal...

Sim ele não morre nunca! Bom, pelo menos de morte "morrida" não... pra ela morrer mesmo só sendo triturada ou capturada por algum outro animal que se alimente dela.

O milagroso ser-vivo imortal é um tipo de água-viva chamada 'Turritopsis nutricula'. Ela é bem pequena, com apenas uns poucos centímetros, mas consegue fazer algo impensável: viver para sempre!

Turritopsis nutricula - Água-viva imortal - revolução da ciência

Em geral, as águas-vivas passam por um rápido ciclo de envelhecimento depois da maturidade sexual e da reprodução.




Mas no caso da T. Nutricula, experimentos em laboratório mostraram que após um tempo de vida adulta, ela reverte seu envelhecimento e volta à forma que tinha quando era jovem, que é um pólipo (um tubo fixo com tentáculos parecido com uma anêmona).

Turritopsis nutricula - Água-viva imortal  esquema

Depois dessa descoberta maluca, ficou bem claro que a mortalidade não é algo inevitável. E como você já poderia imaginar, uma verdadeira corrida pelo segredo da vida eterna começou. Um dos cientistas que "entraram de cabeça" nessa ideia é o britânico Aubrey de Grey, gerontologista da Universidade de Cambridge. Segundo ele, o envelhecimento parece ser causado pelo acúmulo de erros aleatórios no organismo, que impedem o corpo de se auto-consertar, até que ele finalmente acaba "dando pau".

O Dr. Grey está trabalhando em uma pesquisa que visa utilizar o conhecimento dessa água-viva em nosso favor segundo a seguinte estratégia:
  • Células-tronco seriam como peças de reposição, reconstruindo os tecidos desgastados;
  • Vírus modificados correriam pelo DNA consertando o material genético quando houvesse falhas;
  • Bactérias especiais navegariam pelo organismo, digerindo restos proteicos tóxicos que comprometem a saúde e a capacidade regenerativa do corpo
E esse é só o começo da história, com certeza novas pesquisas ainda trarão muitas surpresas. Os pesquisadores já descobriram que um dos principais truques dessa água-viva "imortal" é um fenômeno conhecido como trans-diferenciação: uma célula adulta, já especializada em determinada função, volta a adquirir as habilidades que tinha quando ainda era uma célula-tronco.

E depois disso tudo, nos resta pelo menos um ditado ainda intacto: "Nada é impossível"!






Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Fiquei tão besta com a criatura imortal, que nem entendi o restante da matéria. Será que existem outros animais que são imortais assim como essa tal de Nutricula?

    ResponderExcluir
  2. Sem causar polêmica, apenas discussões científicas filosóficas. Como seria se todos fossem imortais, haveria mais desigualdade social, super-população. O elixir estaria muito provavelmente disponível apenas para os poucos que pudessem PAGAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as pessoas morrendo já esta ruim imagine se não morressem onde iriam viver só se fosse para o espaço prolonga blz mas para sempre....

      Excluir
    2. Eles iriam viver pra sempre , mas tem doenças e acidentes nessas vida

      Excluir
    3. Como disse a matéria: Só morre se for triturada ou devorada por algum predador. De velhice não morre.

      Excluir
  3. eu li q o ditado nada é impossivel esta imtacgto, mas tbm nao é verdade, ja que, é impossivel espirrar de olhos abertos. se vc duvida tente ou pesquise. isso ja apareceu numa materia do proprio site ;)

    ResponderExcluir
  4. Se conseguirmos a imortalidade, certamente teremos que ir para o espaço. Nosso planeta não vai conseguir nos suportar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nosso planeta é muito mal ocupado territorialmente falando. Moro na Cidade de São Paulo, onde a densidade demográfica é absurda e basta me afastar 30/40 minutos de carro, em qualquer direção para ver o tanto de espaço ocioso existe na Terra.

      Excluir
  5. esta "descoberta" ja é velha e conhecida nao de agora.

    ResponderExcluir

Postar um comentário