1º de Abril: qual a origem do Dia da mentira?


1º de Abril: qual a origem do Dia da mentira?

Pouca gente sabe, mas o Dia da mentira estaria intimamente ligado ao Ano Novo.

A versão mais aceita pelos estudiosos afirma que tudo começou com os franceses, que assim como vários outros povos europeus, estavam acostumados a comemorar o Ano Novo no final de Março, e encerravam suas comemorações no dia 1º de abril com muitas festas.

Isso também tem ligação com o nosso Carnaval, e acontecia por causa da chegada da Primavera, que era muito esperada por eles depois da difícil época do Inverno europeu.

Ano Novo Medieval

Mas aí veio o Papa Gregório XIII e acabou com a festa: ele decretou que a partir de 24 de Fevereiro de 1582, todos os países do mundo deveriam seguir um novo calendário, que acabou ganhando seu nome e ficou conhecido como "Calendário Gregoriano", e assim o Réveillon passaria a acontecer em 1º de janeiro.




Repare que o Papa era tão poderoso, que mesmo hoje em dia é justamente esse calendário que seguimos...

Papa Gregório XIII

É lógico que praticamente todo mundo achou um absurdo! Se isso acontecesse hoje em dia também seria uma grande confusão, com direito a protestos, panelaços e muita bala de borracha, e com certeza, a maior parte das pessoas continuaria seguindo a velha tradição mesmo, você não acha?...

E foi exatamente isso que aconteceu por lá: a maioria das pessoas continuou comemorando o Ano Novo no dia 1º de abril. Mas aos poucos, o novo calendário foi dominando o dia-a-dia, e cada vez mais, o "1º de abril" foi se transformando em uma comemoração ilegal e "pagã".

E você já deve ter ouvido falar do que acontecia com quem era "pagão", ou seja, que não obedecia e seguia a religião Católica nessa época, né? Parar na fogueira (ou coisa pior) não custava muito...


No final das contas a maioria das pessoas acabou "aceitando" a nova data do Ano Novo (por vontade própria ou por medo da fogueira), e começaram a pregar peças e fazer piada com os poucos corajosos que seguiam as antigas tradições  e continuavam comemorando o "1° de abril", que começaram a ser chamados de "bobos de abril".

Assim surgiu a ideia de que a data era uma enganação, uma mentira, "Dia dos Bobos", dia de se pregar peças e fazer piadas, e finalmente "Dia da Mentira". Depois foi só uma questão de tempo até o costume se espalhar pelo mundo!




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários