Mistério e mito: O que é afinal a 'Lua de Sangue'?


Mistério e mito: O que é afinal a 'Lua de Sangue'?

Esse fenômeno tem intrigado e amedrontado a humanidade por séculos. E não é difícil entender a razão de tanto temor, afinal esse evento pode ser mesmo bem intrigante, com a Lua adquirindo uma coloração avermelhada.

São infindáveis mitos e crenças de todos os tipos, com religiosos mais exaltados alardeando o Apocalipse e místicos prenunciando diversos acontecimentos (na maior parte das vezes catastróficos...).

Lua de Sangue Mística

Alguns religiosos relacionam a "Lua de Sangue" com um versículo bíblico do Antigo Testamento, que diz: "O Sol se converterá em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor".




E pra que tudo fique ainda mais misterioso, essa tétrade é considerada muito especial, porque coincide com duas importantes festividades judaicas: a Páscoa ou Pessach, que celebra a fuga dos hebreus da escravidão no Egito, e a Festa dos Tabernáculos, que relata ao tempo vivido em peregrinação pelo deserto.

Exôdo Hebreu

Já para a ciência, a tétrade é um fenômeno muito bem explicado e previsível: a cor avermelhada na Lua se deve aos raios de Sol que iluminam o satélite e depois são filtrados pela atmosfera da Terra, chegando até nossos olhos com menos luz azul e mais luz vermelha.

As datas dessa tétrade já estavam bem definidas: 15/04/14, 08/10/14, 04/04/15 e 29/09/15. Quanto as coincidências da "Lua de Sangue" com datas religiosas pelo mundo afora, os cientistas explicam que boa parte das religiões sempre usaram a Lua como marcos cíclicos e de eventos festivos, e por essa razão os eclipses eventualmente coincidem com essas datas, e não há nenhuma razão mística nisso.

Lua de Sangue pelo mundo

Navegando na internet podemos encontrar muitos outros detalhes sobre o evento, saber os locais em que o Eclipse Lua de Sangue será visível, ou até mesmo assistir o Eclipse ao vivo.

Independentemente da sua crença, o evento astronômico da "Lua de Sangue" é mesmo magnífico, e apesar de ter assustado muitos povos no passado (e até hoje), temos que concordar: é um espetáculo e tanto!




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários