Por que vcoê cnsoegue ler itso? Eixtse uma eplxicãçao?

6 comments
Por que você consegue ler isso - Eixtse uma eplxicãçao - Capa 1

Você já deve ter visto isso: Nõa imortpa a oderm das ltreas drtneo de uma pvarala, bsata que a pmrireia e a úmtila etjasem no lguar crteo praa que vcoê enednta tduo.

Mais interessante ainda é perceber que mesmo quando são misturados letras e números, também é F4C1L L3R QU4LQU3R M3N5AG3M S3M P3NS4R MU170.

Como conseguimos ler textos com letras trocadas - Capa.jpg

Mas como o nosso cérebro consegue executar estas tarefas, lendo frases com letras trocadas e fora de lugar?

Como conseguimos ler frases com letras invertidas

Infelizmente, os cientistas ainda não conseguiram uma resposta definitiva pra essa questão, já que os mecanismos mentais envolvidos nesse processo ainda não foram esclarecidos.




Porém existem várias teorias e estudos que nos dão muitas pistas. Neurologistas da Universidade da Califórnia, nos EUA, por exemplo, explicam que o principal instrumento para isso seria o contexto da frase escrita.

Letras misturadas

Ao identificar o contexto de uma frase, nosso cérebro é pré-ativado logo no início da leitura, e quando você vê, no primeiro parágrafo, o texto “não importa a ordem das letras dentro da palavra”, seu cérebro imediatamente já se ateve ao contexto, e ignorou as letras embaralhadas. A tradução de palavras como “primeira”, “última” e “escrito” ficou muito mais fácil a partir deste momento.

Na primeira frase, por exemplo, seu cérebro nem precisou identificar cada palavra individualmente, pois a compreensão do contexto se sobrepõe a isso. Mesmo em uma leitura normal, nós batemos o olho na palavra como um conjunto e a lemos de uma vez só, não sendo preciso decodificar cada letra e palavra.

Texto de letras trocadas e misturadas com números

E se você achou que isso só funciona com palavras escritas, se enganou. Outros procedimentos cerebrais como a audição e a visão também são capazes dessa proeza, e a segunda frase, mais a imagem acima, que misturaram letras e números, provam isso: Se você conseguiu ler a segunda frase, foi porque seu cérebro automaticamente fez uma equivalência entre o formato de letras e números, trocando “4” por “A”, “3” por “E” e “5” por “S”, por exemplo.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. QU3 D3L1C14 C4R4 R3SUM1ND0 QU3 M4T3R1A EP1C4 ( ͡° ͜ʖ ͡°)

    ResponderExcluir
  2. 35P3RO QU3 O5 C13NT15T45 R35OLV4O 155O LOGO! L31O M3LHOR 4551M DO QU3 ASSIM! H3H3

    ResponderExcluir
  3. Muito bom
    35p3r0 r3c3b3 n0vid4d35 3m br3v3

    ResponderExcluir