O delicioso plástico brasileiro que todo mundo quer comer


O delicioso plástico brasileiro que todo mundo quer comer - Capa Principal

Não, você não leu errado, trata-se mesmo de um plástico comestível, criado por pesquisadores brasileiros da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), feito a base de frutas!

Na verdade é mais como uma película plástica que pode ter vários sabores, como espinafre, mamão, goiaba, tomate, e muitos outros que podem ser desenvolvidos!

Plástico comestível criado pela Embrapa

Aí você deve se perguntar: -"Mas qual é a importância disso?!" E nós respondemos: -É muito importante mesmo!

O plástico convencional pode representar um grande problema para ecossistema, e também por isso essa nova criação é tão importante!


Os pesquisadores brasileiros foram os primeiros no mundo a desenvolver essa tecnologia, que é muito cobiçada por várias razões, como por exemplo:
  • Esse plástico é composto basicamente por água, polpa de fruta e carboidratos vegetais, ou seja, não agride o meio-ambiente;
  • Quando descartado, esse plástico se decompõe em três meses, enquanto o plástico convencional demora 400 anos para se decompor;
  • Ele pode ser utilizado como adubo, ou descartado na rede de esgoto, sem prejuízos ao meio-ambiente;




  • Consegue conservar os alimentos pelo dobro do tempo que um plástico "normal";
  • Vegetais rejeitados (que seriam jogados fora por não apresentarem bom aspecto visual, mesmo estando em condições de consumo) são a matéria prima básica desse plástico;
  • O plástico comestível é mais resistente a impactos, e três vezes mais rígido que os plásticos sintéticos;
  •  É feito basicamente de alimento desidratado misturado a um nanomaterial, que dá liga ao produto.
Plástico comestível criado pela Embrapa - Pesquisadores

E olha que todos esses benefícios só dizem respeito a produção e descarte desse novo material, e nem falamos ainda de suas vantagens no setor de embalagens, por exemplo, que é outro ponto importantíssimo! São tantas potenciais aplicações, que poderiam encher uma página, mas citamos aqui apenas as mais óbvias:
  • Embalar aves, que seriam colocadas diretamente no forno, com o próprio plástico servindo de tempero;
  • Sachês de sopas e macarrão instantâneo que se dissolvem em água fervente e evitam gerar lixo de plástico danoso ao meio-ambiente;
  • Goiabadas vendidas em plásticos feitos de goiaba;
  • Sushis envoltos com filmes comestíveis no lugar das algas;
  • Geleias em diversos formatos, que podem ser elaboradas só com frutas e serem mais saudáveis e naturais.
E esses são apenas alguns exemplos! A indústria alimentícia mundial já está empolgada com o novo produto brasileiro, e suas aplicações podem ser infinitamente maiores.

Plástico comestível feito de frutas criado pela Embrapa

O projeto desse plástico, que levou duas décadas de trabalho, envolve transformar frutas e verduras em uma pasta, que depois é adicionada de componentes para dar liga no material, e 'quitosana', um elemento encontrado na carapaça de caranguejos, que tem propriedades bactericidas, e aumenta o tempo de prateleira dos alimentos. Tudo isso então, é colocado em uma fôrma transparente e levada a uma câmara que emite raios ultravioleta. Alguns minutos depois, a película já sai da máquina pronta para ser consumida.

A Embrapa está orgulhosa de sua criação, e com muita razão, afinal esse plástico só oferece benefícios! E logo essa invenção "Made in Brazil" deve estar disponível nas prateleiras do mundo inteiro. E se você não quiser comer este plástico, pode jogá-lo fora sem culpa, e só estará fazendo um bem ao meio-ambiente!

Plástico comestível da Embrapa





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Muito bom. Onde eu acho mais informações sobre este plástico?

    ResponderExcluir
  2. imaginem o que fariam se realmente o governo liberasse uma boa verba para pesquisas e desenvolvimentos ao invés de roubarem!

    ResponderExcluir

Postar um comentário