O segredo da superstição: o que você vê nessa imagem?


O segredo da superstição - o que você vê nessa imagem?

Não abrir um guarda-chuva dentro de casa, passar por baixo de uma escada, quebrar um espelho, bater na madeira, jogar sal no ombro, calçar primeiro o pé direito do sapato, etc...

Sim, as superstições estão por todo lado, e fazem parte da rotina de muita gente. E pode até não parecer, mas a imagem da nossa capa tem tudo a ver com as superstições!

Supertições Gerais

Nosso cérebro é especialmente talentoso em identificar formas, e principalmente rostos, em qualquer imagem, mesmo que essas formas e rostos não estejam ali...

Isso acontece porque esse tipo de reconhecimento, desde os primórdios, sempre foi importante para nossa sobrevivência como espécie.




Para entender isso basta nos lembrar de como é importante reconhecer um rosto, a forma de um animal (se for perigoso corremos, e se não for, o caçamos para servir de alimento), a forma de uma planta que pode ser venenosa, etc.

Supertições - Pareidolia

Graças a esse reconhecimento, criamos padrões em nosso cérebro, que são usados como comparação o tempo todo.

O segredo da superstição - o que você vê nessa imagem - Capa2

As formas e padrões que nos permitem reconhecer ou até antecipar o perigo, nos manteve vivos e evoluindo por milhares de anos. A imagem abaixo é uma ótima demonstração disso. Tente adivinhar o que ela representa:

Supertições - Reconhecimento de formas para sobrevivência - Teste
Clique na imagem para ter a resposta e saber o que essa imagem é na realidade

Porém, essa habilidade especial, que pode ser tão útil pra reconhecermos padrões, e foi peça fundamental na sobrevivência e desenvolvimento da nossa espécie, acaba causando alguns "efeitos colaterais"... e a imagem abaixo é outro ótimo exemplo disso:

Supertições - Reconhecimento de formas
Clique na imagem para ter a resposta e saber o que essa imagem é na realidade.

Um desses efeitos é que, nossa mente está tão condicionada a ver rostos e formas, que algumas vezes enxerga coisas que não existem... Esse efeito é conhecido pela ciência como 'pareidolia', que é uma das origens das superstições. A chave da superstição é entendermos os padrões que nosso cérebro cria pra compreender o mundo ao nosso redor. Por exemplo, se você assiste a um jogo de futebol com uma camisa, e seu time ganha, sua mente automaticamente junta os fatos: sua camisa + seu time = vitória no jogo. Assim seu cérebro cria um padrão onde essa camisa é um fator importante. E mesmo que seu lado lógico saiba que isso é impossível, quando você for assistir outro jogo, vai acabar querendo usar a mesma camisa. Desse ponto em diante uma simples camisa se transformou em uma superstição, um tipo de amuleto: a sua "Camisa da Sorte"!

Supertições - Padrões de eventos

Se você gosta de camisas pretas, não precisa ficar desapontado. A imagem acima foi apenas um exemplo...

Mas o fato é que da mesma forma que criamos padrões para coisas positivas, também criamos para coisas negativas: se aprendemos desde pequenos que quebrar um espelho, por exemplo, dá azar, quando quebramos um espelho, nossa mente irá reunir tudo de ruim que aconteceu no dia e formar um padrão, e assim teremos "certeza" que isso influenciou negativamente a nossa vida. Esses padrões vão sendo criados inconscientemente, até que uma ideia faça tanto sentido, que decidimos que é melhor não alterar tal padrão. Bater na madeira é um bom exemplo disso, e até fizemos uma matéria especial sobre a origem dessa superstição [Clique aqui para ver].


Mas claro que esses fatos são a versão da ciência para a questão. Se você tem uma superstição, não precisa necessariamente abandoná-la, afinal todos sabemos que passar por baixo de uma escada pode mesmo ser bem perigoso, então nesse caso, o padrão criado tem uma explicação bem lógica, e pode evitar que você se machuque, o que é ótimo pra você!




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Parabens, muito boa matéria! Continue! Para você e todos os outros que quiseres saber mais sobre o nosso cérebro visitem o meu blog: http://cosmologiaberta.blogspot.pt/2015/03/o-incrivel-cerebro-humano.html
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Quer dizer que eu ter visto um olho naquela imagem é um tipo de instinto de sobrevivência? E a superstição??

    ResponderExcluir
  3. Eu havia visto um leão e uma ave antes de abrir as imagens.

    ResponderExcluir

Postar um comentário