O Navio fantasma Mary Celeste e seu mistério que nunca foi desvendado


O Navio fantasma Mary Celeste e seu mistério que nunca foi desvendado

Sim, essa é mais uma história de navio fantasma, mas não é qualquer história: é uma das mais misteriosas, afinal, mesmo depois de mais de um século, o caso continua sem explicação.




Trata-se do navio 'Mary Celeste', que foi encontrado à deriva na região do estreito de Gibraltar em 1872. Até hoje não se sabe como, quando e por qual razão ele foi abandonado, ou o que aconteceu com a sua tripulação, que simplesmente desapareceu!

O Navio 'fantasma' Mary Celeste e seu mistério nunca desvendado

Em 7 de novembro de 1872, o navio partiu de Nova Iorque, nos EUA, com destino à Gênova, Itália. Além do capitão, Benjamin Briggs e sete marinheiros, sua esposa Sarah E. Briggs, sua filha de dois anos, Sophia Matilda também estavam no navio, que transportava um carregamento de barris de álcool.




Em 5 de dezembro do mesmo ano, uma outra embarcação chamada 'Dei Gratia' avistou um navio a deriva. Descobriram depois que se tratava do 'Mary Celeste', que tinha partido oito dias antes do próprio 'Dei Gratia', e já deveria ter chegado em Gênova.

Navio fantasma Mary Celeste

A tripulação do 'Dei Gratia' ficou espantada quando percebeu que o navio 'Mary Celeste' estava em boas condições. Para aumentar o mistério, apenas um único bote salva-vidas não foi encontrado, e uma de suas duas bombas d’água estava desmontada. Os pertences dos tripulantes ainda estavam nos alojamentos e a carga de 1.701 barris estava aparentemente intacta, embora descobriria-se, mais tarde, que nove barris estavam vazios.

O 'Dei Gratia' conduziu o Mary Celeste até Gibraltar, e esperavam receber o seguro que normalmente é pago aos salvadores de navios perdidos. Entretanto, as autoridades suspeitaram da inocência da tripulação do Dei Gratia, e eles receberam apenas 1/6 do valor, embora nunca tenha sido provada nenhuma ilegalidade ou crime.

Navio fantasma Mary Celeste

Depois disso tudo, o navio ainda foi utilizado por mais doze anos por vários outros proprietários, e finalmente, em 3 de janeiro de 1885, o Mary Celeste foi afundado de propósito na costa haitiana pelo seu último capitão, numa tentativa frustrada de receber o valor do seguro. Os restos do navio foram encontrados em 2001, numa expedição liderada por Clive Cussler e pelo produtor de filmes John Davis.

Parece até uma daquelas estórias de jogos de detetive, não é mesmo? E você, vai arriscar um palpite pra tentar solucionar esse mistério?

Navio fantasma Mary Celeste




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. post muito fraco.
    Era desnecessario.

    ResponderExcluir
  2. diante de apenas "uma" explicaçao, é claro que é um navio fantasma...

    ResponderExcluir
  3. Muito intereçante achei q essa historia toda de navio fantasma só era msmo do filme de msmo nome mais ele existiu msmo... se nao me engano no filme um personagem fala sobre esse navio ai o mary celeste

    ResponderExcluir
  4. Ora, a tripulação se atirou ao mar, apavorada com a presença dos Daleks, que tomaram por demônios.

    ResponderExcluir
  5. stella da bobeira nao moça na vida real eles iam fazer isso ? se atirar na agua ? por causa disso ? nem vem

    ResponderExcluir

Postar um comentário