Esses incríveis chimpanzés cozinheiros vão te surpreender


Planeta dos Macacos? Pesquisas revelam surpreendentes chimpanzés cozinheiros do Congo

Cozinhar é hoje algo simples pra nós humanos, mas para chegarmos até aqui foi preciso dominarmos o fogo e milhares de anos de desenvolvimento.

Nossos primeiros ancestrais tiveram que utilizar toda sua capacidade cognitiva para entender o conceito da cozinha, e perceberem que os alimentos cozidos eram mais seguros e facilitavam a digestão.

Tribo de Homens das Cavernas

Agora uma nova pesquisa mostra algo surpreendente, e deixa claro que não somos os únicos capazes de desenvolver essa habilidade: os chimpanzés também conseguem compreender os conceito da cozinha!




Os responsáveis por essa descoberta são Felix Warneken, do departamento de Psicologia da universidade norte-americana de Harvard e Alexandra Rosati, da Universidade de Yale nos Estados Unidos.

Chimpanzé Comendo Marmita

Eles foram para a República do Congo, e realizaram sua pesquisa com chimpanzés do santuário de Tchimpounga, que é administrado pelo Instituto Jane Goodall. Seus experimentos foram feitos em 3 passos principais:
  1. Confirmação da preferência: Oferecendo batatas doces cruas e cozidas aos animais, eles confirmaram que os chimpanzés preferiam alimentos cozidos. A grande maioria deles deixava a batata doce crua de lado, e preferia comer aquelas que tinham sido cozidas. 
  2. Cozinhar leva tempo: Será que os animais entenderiam que cozinhar alimentos é mais demorado, e eles estariam dispostos a esperar pra comerem seus alimentos cozidos? Pra descobrir isso os pesquisadores deixaram os chimpanzés escolherem entre comer um pedaço de batata crua imediatamente ou esperar um minuto para desfrutar de três pedaços cozidos, e os resultados provaram que os animais escolheram a segunda opção, mesmo sendo mais demorada.
  3. Aprendendo a cozinhar: O terceiro passo era testar se os animais poderiam compreender que para cozinhar era preciso colocar os alimentos crus dentro de uma panela, e após alguns instantes eles sairiam cozidos. Pra isso eles usaram uma panela especial, onde os alimentos cozidos ficavam escondidos sob um fundo falso, e "cozinhavam" na frente dos macacos, que prestavam muita atenção no processo. Depois os chimpanzés recebiam suas batatas cruas e poderiam tentar a mesma técnica. E não é que eles conseguiram?! 

Depois desses 3 passos iniciais, os chimpanzés começaram até a transportar alimentos por alguns metros até o "fogão", e tentavam cozinhar também outros tipos de legumes. Alguns até conseguiram guardar alimentos para cozinhar mais tarde!

E para ter certeza que os "macacos cozinheiros" estavam mesmo entendo aquilo que estavam fazendo, os pesquisadores fizeram até uma "pegadinha", e deram a eles alguns pedaços de madeira, mas os chimpanzés nem tentaram cozinhá-los, pois sabiam que não ficaria bom, o que mostra que eles realmente entenderam o conceito de cozinhar alimentos.

Chimpanzé Inteligente

Para os autores desse estudo, os resultados são mais uma confirmação da nossa evolução, e prova que nossos ancestrais conseguiram desenvolver aos poucos todas as habilidades que temos hoje.

Outra descoberta interessante é que até agora as teorias apontavam que nossos ancestrais teriam controlado o fogo primeiramente para o aquecimento e obtenção de luz, mas essas novas evidências mostram que cozinhar alimentos também pode ter sido uma das principais motivações.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Não aprenderam sozinhos, então são apenas adestrados. O sabor da batata crua é horrível, claro que os chimpanzés não vão querer. Dã!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário