Sinal Wi-Fi roubado?! Veja 4 truques simples pra descobrir e evitar isso


Sinal Wi-Fi roubado: 4 truques simples pra descobrir e evitar isso

Você tenta assistir um filme pela internet e o wi-fi simplesmente não carrega... e a única coisa que você assiste é aquela coisinha chata girando no meio da sua tela... e esse é apenas o menor dos problemas, afinal sua internet ficar lenta não é nada perto dos riscos de você ser incriminado injustamente por crimes que nunca cometeu!

A polícia já constatou que muitos criminosos pedófilos, por exemplo, costumam usar o Wi-fi de algum vizinho pra baixarem sua pornografia proibida, incriminando o pobre dono do wi-fi... e esse é só um dos riscos, afinal muitos outros crimes online podem te causar muitos problemas se alguém estiver usando a sua internet!

Sinal Wi Fi roubado - Como evitar roubo de sinal.jpg

Como já mostramos aqui mesmo em nosso site, já são vários aplicativos que podem descobrir senhas de Wi-fi, e para evitar que coisas assim aconteçam, nosso site fez uma detalhada pesquisa sobre os melhores métodos, usados por especialistas, para descobrir o roubo de wi-fi.




Veja abaixo alguns passos simples para você descobrir e evitar o roubo de sinal wi-fi:

1 - Detectando se seu sinal wi-fi está sendo roubado

Wi Fi - Detectando se seu sinal wi-fi está sendo roubado
O primeiro sinal do wi-fi roubado pode ser a lentidão da sua internet em algumas horas do dia, ou de forma recorrente. Mas isso também pode acontecer devido a uma rede com pouca velocidade, computadores demais ligados a ela ou até mesmo obstáculos físicos ao seu wi-fi. Por isso um truque simples é desligar completamente todos os seus aparelhos conectados a sua rede sem fio, e ficar atento ao seu roteador: se mesmo assim a luzinha que indica uso do wi-fi continuar piscando, é bem possível que sua internet esteja sendo roubada.

2 - Descobrindo o ladrão de wi-fi

Wi Fi - Descobrindo o ladrão de wi-fi
Se você já seguiu o passo acima, e acabou descobrindo indícios de roubo de seu wi-fi, agora é a hora de recorrer a alguns truques tecnológicos para ter certeza, e os especialistas recomendam instalar no computador, smartphone ou tablet algum programa ou aplicativo que mostre todos os dispositivos conectados à sua rede. São várias opções pagas e gratuitas, como por exemplo:
  • Para Android e iOS; 'Fing';
  • Só para Android: 'Network', 'Discovery' ou 'Net Scan';
  • Só para iOS: 'IP Network Scanner' e 'iNet';
  • Para Windows: Wireless Network Watcher e Microsoft Network Monitor;
  • Para outras plataformas: Angry IP Scanner ou Wireshark.
Esses são alguns dos programas mais conhecidos e recomendados, que mostram quantos dispositivos estão conectados a sua rede sem fio, e cada um aparece identificado com um endereço IP. Se houver mais dispositivos conectados além dos seus, com certeza existe mais alguém usando seu wi-fi...

3 - Alguém se conectou enquanto você não estava?

Os programas e aplicativos citados no nosso passo 2 podem detectar possíveis intrusos apenas se eles estiverem usando sua rede no momento que você está fazendo o teste, por isso esse 3º passo é muito importante. Para saber se alguém se conectou a sua rede enquanto você não estava em casa, você vai precisar da informação do roteador, com o endereço IP, que é uma série de números separados por pontos, de três em três:
  • Obtendo o endereço do roteador no Windows: Vá em "busca" e digite "ipconfig/all", depois "conexão LAN sem fio" e, por fim, "endereço físico";
  • Obtendo o endereço do roteador no Mac: clique no ícone de wi-fi e depois em "abrir centro de redes e recursos compartilhados", depois vá até "conexão de área local" ou "conexão de rede sem fio", e abra a janela "detalhes", que vai mostrar um endereço IP identificado como "porta de link predeterminado IPv4". Esse é o endereço IP do seu roteador.
Depois que você conseguiu esse número, é só colocá-lo no seu navegador, para acessar a rede do roteador, e descobrir um registro das conexões feitas em um determinado período na sua rede wi-fi.

4 - Protegendo sua rede

Wi Fi - Protegendo sua rede
Mesmo que sua rede tenha uma ótima senha, ela pode ser "hackeada" por aplicativos, e um intruso pode ter acesso a sua rede wi-fi e a todas as informações armazenadas em computadores. Além disso, como já dissemos, na pior das hipóteses, até crimes podem ser cometidos em seu nome. Sim, até existem outros meios mais complexos de verificação de segurança de senhas, mas normalmente essas soluções são mais trabalhosas, e geralmente tem um custo considerável... Por isso a forma mais simples para se evitar problemas é mudar a senha do seu wi-fi regularmente. Além disso é importante que a senha seja bem complexa, para que fique ainda mais difícil descobri-la. Misture letras e números, uma parte da sua música preferida, e tudo mais que você puder pensar pra tornar sua senha segura. Se você aplicar todas as medidas simples que mostramos acima, já estará bem protegido!




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

Postar um comentário