6 curiosidades 'cabeludas' sobre os pelos indesejados


6 curiosidades 'cabeludas' sobre os pelos indesejados

Salões de depilação, tratamentos com laser para remover pelos, lâminas de barbear... a humanidade tenta há séculos se livrar dos incômodos pelos que parecem cada vez mais desnecessários, e não se enquadram no atual padrão de beleza.

Mesmo os homens já representam uma grande hoje uma grande parte da clientela dos salões de depilação, que crescem cada vez mais no mundo inteiro. E depois de uma sessão (geralmente bem dolorida e incômoda) de depilação é inevitável a pergunta: -"Pra que tanto pelo?!"

Para tentar responder essa questão fizemos uma lista com várias informações importantes, daquelas que você sempre quis saber mas não tinha pra quem perguntar:

Uma história cabeluda

6 curiosidades sobre os pelos - Evolução do Homem
A razão evolutiva definitiva para concentrarmos pelos apenas em algumas partes de nosso corpo ainda não foi definitivamente explicada, e os cientistas ainda ficam "de cabelo em pé" com esse mistério. Mas algumas respostas já existem, e teorias recentes atribuem essa "mutação" a uma radical mudança climática que teria acontecido há cerca de 3 milhões de anos.




No livro "Apes and Human Evolution" (Macacos e evolução humana), o professor de antropologia Russell Tuttle, da Universidade de Chicago (EUA) alega que um grande resfriamento global teria secado as florestas da África Central, onde viviam nosso primeiros ancestrais, e depois que tudo se transformou em grandes pastagens, a pelagem espessa que servia de proteção (para coletar frutas e outros alimentos entre os de troncos de árvores por exemplo), deixou de ser necessária.

Peludos, mas nem tanto...


6 curiosidades sobre os pelos - Onde não tem pelo
As únicas partes sem pelos dos humanos são: palmas das mãos, plantas dos pés, lábios, glande e haste do pênis, leitos das unhas, dedos das mãos e dos pés. Segundo os cientistas isso provavelmente seria obra da evolução, já que o atrito constante poderia causar o desgaste dos folículos, que teriam sumido gradativamente nessas partes;

Peludo ou pelado?

6 curiosidades sobre os pelos - Peludo ou pelado?
Isso depende: em locais frios é melhor ser peludo, já em locais quentes um corpo sem pelos é mais eficientes para liberar o calor. A ciência acredita que isso se deve principalmente ao processo evolutivo, que nas altas temperaturas da savana africana moldou nossos ancestrais, e eles se tornaram menos peludos, se saindo melhor na tarefa de caçar e coletar. Por serem mais bem sucedidos, se reproduziam mais e suas gerações posteriores foram herdando essa característica "menos peluda", até os dias de hoje;


Por que só temos pelos em algumas partes do corpo?



Por que só temos pelos em algumas partes do corpo?
Os odiados pelos das axilas, tórax e virilha, seriam explicados pelo fator sexual: pelos pubianos e nas axilas são sinais da puberdade em ambos os sexos, e a secreção produzida em suas glândulas anexas servem como sinais químicos da atração sexual. Outras pesquisas recentes indicaram também que os pelos podem ter função protetora nos órgãos sexuais, e até levantaram dúvidas sobre se é saudável a depilação intima feminina. Já os outros pelos do corpo podem ter diversos propósitos, como por exemplo:
  • Cílios protegem os olhos da poeira;
  • Sobrancelhas evitam que o suor escorra pela testa;
  • Cabelo oferece alguma proteção contra os raios solares;

Quantos fios de cabelos nós temos?

6 curiosidades sobre os pelos - Quantos fios de cabelo nós temos
O Número estimado de folículos pilosos varia de acordo com cada região do corpo:
  • Couro cabeludo: 1 milhão
  • Tronco: 425 mil
  • Braços: 220 mil
  • Pernas: 370 mil
  • Total aproximado: 2 milhões de folículos capilares.

Ciclo de renovação capilar 

6 curiosidades sobre os pelos - Ciclo de renovação capilar
Geralmente o corpo perde de 70 a 100 fios por dia, que vão sendo repostos naturalmente. Esse processo é composto de 3 fases:
  1. Anágena (fase de crescimento) -  com cerca de dois a cinco anos de duração,
  2. Catágena (fase de interrupção do crescimento) - dura cerca de três semanas,
  3. Telógena (fase de queda) - cerca de três a quatro meses de duração.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Falou nessa besteira de "evolução" já perdei meu interesse...
    Se fosse isso,ainda estaríamos evoluindo até hoje e teria um monte de "xmens" por aí...e todos sem pêlos !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céus! Vai estudar um pouquinho! Começa colocando no google "evidências da evolução". Verá que a evolução basta olhar e ver. Mas para isso precisa se despir do prazer de ser desinformado.

      Excluir
    2. falou "besteira de evolução" já sei que é ignorante. Nunca frequentou escola amigo? Isso é coisa de educação básica. E sim, até hoje estamos evoluindo, um dos exemplos é muita gente já nascendo sem os dentes do siso, e as mudanças levam milhares, milhões de anos. Esse planeta tem 6 bilhões de anos, não dá nem pra ter noção de quanto tempo que é 1% disso.

      Excluir
  2. Cada espécie foi criado com o seu genoma. O código genético garante a continuidade da mesma espécie com o seu DNA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário