Lóris: o único primata venenoso do planeta vai te comover (de várias maneiras)


Tudo sobre os loris

Com olhos grandes e andar lento, os lóris (Nycticebus sp.) são extremamente bem adaptados à vida noturna. Para não atrair a atenção de predadores, ele tem uma forma de vida muito lenta, parecida com a dos famosos "bichos-preguiça", porém, é o lêmure seu parente mais próximo.

Algumas sub-espécies já foram consideradas extintas, quando por vários anos não eram vistas na natureza. Apesar de terem sido encontrados novamente pelos especialistas, eles ainda estão ameaçados de extinção.

Encontrado somente na Ásia, ele é o único primata venenoso do mundo, capaz de matar um homem adulto com apenas uma mordida. Mesmo com esse veneno super potente, é fácil encontrar vídeos na internet de pessoas que possuem loris "domesticados".

Eles são extremamente fofos, com olhar meigo e aparência inofensiva, mas é justamente por essas características que os loris correm risco de extinção.


Segundo estudos feitos por Ana Nekaris e outros especialistas em primatas da Universidade de Oxford Brookes, os vídeos na internet aumenta a exposição dos primatas, e auxilia o tráfico ilegal de animais.




Nas descrições dos vídeos, geralmente não há informações dizendo que eles estão em risco, e que são vítimas do tráfico. Em grande parte dos vídeos, os loris são exibidos como animais de estimação, o que pode reforçar a vontade das pessoas de adquirir um espécime, o que é ilegal.

É impossível não se apaixonar por esses animais tão meigos e amorosos, mas devemos nos lembrar que além de estarem em risco de extinção, eles são extremamente venenosos, e por isso, os criminosos acabam arrancando seus dentes para que o veneno não seja injetado nos humanos egoístas que desejam ter um espécime a todo custo.

Loris risco de extinção

Além disso, o lóris possui glândulas de veneno em seus braços. Eles misturam a secreção com saliva, e espalham por todo o corpo, o que serve como repelente de insetos e de outros predadores, como ursos por exemplo. O veneno do lóris é muito potente, e ao entrar em contato com a corrente sanguínea, causa necrose e choques anafiláticos, suficiente para matar um ser-humano adulto.

Com o passar do tempo, os problemas enfrentados pelos loris estão vindo a tona, por isso, a bióloga especialista em primatas, Anna Nekaris, criou um projeto de conservação dos loris chamado The Little Fireface Project , onde é possível obter informações e ajudar a preservar os loris na natureza.

Devemos nos lembrar que apesar de meigos, lindos e fofinhos, os lóris são animais que correm sério risco de desaparecerem da Terra. Eles não se reproduzem bem em cativeiro. Se você achou o animal extremamente dócil, e despertou o desejo incontrolável de ter um em casa, converta todo esse desejo em uma maneira de ajudar o lóris a existir na natureza de forma selvagem. A melhor maneira de apreciar alguma coisa, é primeiramente, deixando ela existir. E no momento, é disso que os lóris mais precisam.

Loris na natureza




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

Postar um comentário