Ciência revela 4 tipos de bêbados: você se encaixa em algum deles?


Ciência revela 4 tipos de bêbados: você se encaixa em algum deles?

Se você é daquele tipo que que às vezes exagera na bebida, uma nova pesquisa pode te ajudar muito com seu auto-conhecimento...

Sim, todos já sabíamos que existem vários tipos de bêbados pelo mundo, desde os brincalhões até os brigões, mas a diferença é que agora temos dados científicos que comprovam os efeitos do álcool sobre diferentes personalidades.

4 tipos de bêbados.jpg

Os pesquisadores esperam que essa base de classificação possa servir, por exemplo, para personalizar tratamentos em casos de alcoolismo, facilitando a recuperação dos pacientes e possibilitando intervenções médicas mais adequadas e precisas, de acordo com cada tipo de comportamento.




O estudo foi feito pela Universidade do Missouri, nos EUA, com 374 voluntários que avaliaram o comportamento de seus colegas quando sóbrios, e depois quando alcoolizados. Os pesquisadores analisaram cinco fatores de comportamento: afabilidade, extroversão, estado de consciência, estabilidade emocional e intelecto.




Foram classificados 4 tipos de bêbados, que foram representados por quatro personagens conhecidos da cultura popular norte-americana, como Ernest Hemingway, Mary Poppins, Mr. Hyde e Professor Aloprado. Nós do Curto & Curioso nos demos a liberdade de renomear os tipos de bêbado, mais de acordo com a nossa cultura, veja se você se encaixa em algum desses tipos:

Bêbado Mary Poppins ("Gente fina")

4 tipos de bêbados- Bêbado Mary poppins
Representado pela icônica babá do filme da Disney. marcante por ser muito otimista e animada, esse tipo é o menos comum, e representa apenas 14% dos voluntários analisados. São aquelas pessoas que demonstram comportamento amigável e simpático,  e que ficam ainda mais agradáveis e extrovertidos quando estão sob efeito do álcool. O bêbado "gente fina" é aquele tipo com quem você poderia se divertir bastante em um bar, sem ter que se preocupar com "barracos" ou brigas!

Bêbado Professor Aloprado (Tímido que fica extrovertido)

4 tipos de bêbados- Bêbado Professor Aloprado
Esse tipo ficou famoso pela atuação dos atores Jerry Lewis e Eddie Murphy nos filmes 'Professor aloprado'. São aquelas pessoas normalmente bastante quietas e tímidas quando sóbrias, mas que se transformam em verdadeiras "estrelas" quando alcoolizadas... Sabe aquele seu amigo que morre de vergonha de dançar, mas que na balada toma uns "bons drinks" e se joga na pista sem medo de ser feliz? Então, é mais ou menos isso! Elas representam 19% das pessoas analisadas na pesquisa, e se destacam por apresentar comportamento muito mais extrovertido que seu normal, quando sob efeito do álcool.

Bêbado Mr. Hyde (Dupla personalidade)

4 tipos de bêbados- Bêbado Mr Hyde
Personagem fictício do escritor Robert Louis Stevenson, Mr, Hyde representa o conceito de personalidades distintas. Com certeza você conhece alguém que parece se transformar quando ingere álcool. Aquele tipo que normalmente é bem "normal" quando sóbrio, mas que depois de uns drinks fica "virado no cão"! Claro que os efeitos variam muito de acordo com cada pessoa. mas em geral eles fazem lembrar aquela história do "lado negro da força" dos filmes de Guerra nas estrelas, quando alguém que é do bem acaba ficando mau... Esse tipo representa 22% dos analisados, e se caracteriza por ficar menos inteligente, menos responsável e mais hostil quando sob efeito do álcool.

Bêbado Ernest Hemingway (controlado)

4 tipos de bêbados- Bêbado Ernest Hemingway
Ernest Hemingway foi um famoso escritor nascido em 1899, que afirmava poder beber qualquer quantidade de Whisky sem nunca ficar bêbado. Se no caso dele era verdade ou não nós não sabemos, mas o fato é que, surpreendentemente, esse tipo de bêbado é o mais comum, atingindo 40% de todos os voluntários. São aquelas pessoas que não se alteram muito quando alcoolizadas, com efeitos praticamente imperceptíveis.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários