Pra que serve aquele enigmático buraquinho na janela do avião?


Você sabe pra que serve aquele enigmático buraquinho na janela de avião?

Se você é daquele tipo que repara em tudo e tenta entender os mínimos detalhes das coisas, já deve ter reparado naqueles enigmáticos buraquinhos nas janelas dos aviões.

E se você não é do tipo curioso, e nem tinha reparado nisso, saiba que esse detalhe minúsculo ainda deixa muita gente curiosa tentando entender esse mistério...

Buraquinhos na janela dos aviões

Na verdade é mais simples do que parece, e talvez até você tenha deduzido corretamente pra que eles servem. Sim, se você achava que tinha algo a ver com a pressão, ou com a condensação que poderia fazer as janelas embaçarem, acertou!




As janelas do avião são geralmente compostas por 3 painéis acrílicos, fortemente presos por selos de vedação.




 Isso é necessário porque a pressão em elevadas altitudes é bem menor que a pressão que temos na superfície do planeta, e por isso o avião tem que ser pressurizado, do contrário os passageiros desmaiariam (ou até morreriam) em função da pouca pressão e falta de oxigênio.

Esquema explicativo de janela de avião

Aquele pequeno furinho, geralmente na parte inferior da janela, serve justamente para equalizar a pressão entre os 3 painéis que formam a janela, do contrário o acrílico poderia se curvar (ou até se partir) por conta da diferença de pressão. Vale lembrar que a camada externa da janela não tem o tal buraquinho, senão o avião não sustentaria sua pressurização.

Furinho na janela do avião

Além disso o mesmo buraquinho também previne que haja condensação, evitando que a janela fique toda embaçada, o que poderia tornar sua viagem muito claustrofóbica, além desperdiçar toda a paisagem incrível que vemos lá do alto!




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Wau!
    Pensei exatamente nessas duas coisas na ultima vez q viajei de avião. Só nao sabia qu eram 3 camadas de acrílico. Pensava que era acrilico por dentro e vidro do lado de fora.... kskksksks
    Este site me prende de mais ksksksksk

    Ótimos textos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Dark Red Prince, ficamos muito felizes com seu comentário e seu elogio! Abraços da equipe Curto e Curioso!

      Excluir
  2. Nunca andei de avião, mas imaginei que fosse pra isso.
    Valeu a explicação.

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa simples mas muito importante.
    Obg pelas informações.

    ResponderExcluir

Postar um comentário