'Besta da cara de verrugas' - o bizarro 'tataravô' dos dinossauros


'Besta da cara de verrugas' - o bizarro 'tataravô' dos dinossauros

Os cientistas o apelidaram carinhosamente de "Knobby-Faced Beast" (ou "Besta da cara verruguenta" em português), e esse apelido faz todo o sentido... Mas qual a importância desse animal além de sua bizarra cara com verrugas?

Bem, de acordo com Morgan Turner, Ph.D. da Brown University em Rhode Island nos EUA, a descoberta foi muito comemorada pelos cientistas por várias razões, mas uma em especial se destaca: ao contrário dos répteis tradicionais, que tem as pernas lateralmente, essa criatura seria o primeiro réptil quadrúpede que sustentava todo seu corpo sobre 4 patas.

Bunostegos akokanensis - Tataravô dos dinossauros
                                   Ilustração de Marc Boulay revela a face do estranho Bunostegos akokanensis

Além disso ele é muito mais antigo que os dinossauros, um ancestral muito distante dos famosos gigantes da pré-história!




Sua idade foi calculada em torno de 260 milhões de anos, e ele teria vivido no super-continente que conhecemos como Pangeia.

Bunostegos akokanensis - Tataravô dos dinossauros

Depois com a movimentação das placas tectônicas os continentes finalmente começaram a se separar, até tomarem a forma que conhecemos hoje.

Bunostegos akokanensis - Crânio

Bunostegos akokanensis é o nome oficial desse animal herbívoro, que na verdade foi descoberto em 2003, mas só agora os cientistas descobriram onde ele se encaixa na história do nosso planeta.

Ele tinha o tamanho aproximado de uma vaca, e uma cara cheia de protuberâncias ósseas bem peculiares, vivendo na região árida do centro da Pangeia, que hoje conhecemos como deserto do Saara.

Bunostegos akokanensis - Fósseis

Os cientistas agora esperam descobrir muito mais sobre o remoto passado de nosso planeta estudando esse estranho animal, que pode nos dar pistas importantes sobre uma fase ainda bastante desconhecida do mais distante passado do nosso mundo.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Muito bom... não sou perito no assunto mas pra mim este achado tem muito mais de 260 milhões de anos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom... não sou perito no assunto mas pra mim este achado tem muito mais de 260 milhões de anos

    ResponderExcluir

Postar um comentário