Você nem imagina o que é aquela coisinha rosa no canto do seu olho...

10 comments
Você nem imagina o que é aquela coisinha rosa no canto do seu olho...

Provavelmente você nunca parou pra pensar nisso (e francamente, nós do 'Curto e Curioso' também não)... mas quando descobrimos o que ela realmente significa em nosso corpo, ficamos bastante impressionados com tamanha curiosidade!

Primeiro vamos ao básico, e pra isso devemos saber que o nome oficial dessa coisinha rosa no cantinho de nossos olhos é 'Plica Semilunaris'.

Ela tem algumas funções imunológicas, serve para manter a drenagem da lágrima, mantendo nossos olhos nem muito secos e nem muito úmidos, e também ajuda no movimento do globo ocular, lhe dando maior rotação assim como em algumas funções imunológicas.

Plica Semilunaris

Mas o que é realmente interessante sobre essa parte de nossa anatomia (que passa despercebida por todos) é outra coisa...




A 'Plica Semilunaris' é um vestígio evolutivo da época que nossos ancestrais, assim como vários outros mamíferos e primatas, ainda tinham a 'membrana nictitante', também conhecida como "terceira pálpebra".

Membrana nictitante
Sim, é isso mesmo! Sabe aquela membrana quase transparente nos olhos de pássaros, répteis e peixes? Os mamíferos (incluindo nossos mais remotos ancestrais humanos) também tinham essa "3ª pálpebra", que foi desaparecendo com o passar do tempo. Hoje em dia, o único primata que ainda mantem intacta sua 'membrana nictitante' é o Calabar Angwantibo.

Calabar Angwantibo

Agora, da próxima vez que você se olhar no espelho, pode tentar imaginar como seria sua aparência se ainda tivéssemos essa 3ª pálpebra, e provavelmente verá sua história evolutiva com outros olhos!




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. Vestígio de nosso ancestrais??? KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. Todo dia aparece toneladas de vestígios da evolução e tem gente que simplesmente se nega a entender.

    ResponderExcluir
  3. A evolução é inegável, mas a própria teoria cria perguntas sem respostas, como por exemplo, por qual razão a mãe natureza nos escolheu para "ganhar" inteligência, já que nem de longe fomos os animais mais fortes e adaptados.
    E nem me venha com papo de polegar opositor... O panda, por exemplo, tem dois...
    Jamais explicará evolução tão rápida como a que se deu nos humanos e também não pode ser explicada de acordo com a necessidade biológica... Afinal, se estávamos bem, qual a razão de evoluir pra essa forma de hoje?
    Entendo a teoria da evolução como prova de que a vida se adapta e só.
    O resto da "evolução" ainda é um mistério, mas somente por quem realmente acha que estamos sozinhos nesse vasto universo, ou será um multiverso?
    Enfim... Desde a criação do homem até mutações pontuais em vegetais "estratégicos" eu acredito em intervenção.
    Pra mim, somos um enorme laboratório.
    Do criador.

    ResponderExcluir
  4. 1 de moeda 25 ,4 de 10 e 5 das olimpíadas uma é do mascote e dos 40 e 50 anos do banco do Brasil.

    ResponderExcluir