Enchente nunca mais? Você nunca viu um asfalto assim...


Enchente nunca mais? Você nunca viu um asfalto assim...

A empresa 'Lafarge Tarmac' divulgou sua mais nova criação, que aparentemente seria a solução para vários problemas das cidades modernas, evitando até inundações.

O 'Topmix Permeable', um tipo de asfalto extremamente permeável, que mais parece uma peneira, e não impede a água de ser absorvida pelo solo . Cada metro quadrado do 'Topmix Permeable', consegue absorver cerca de 600 litros de água por minuto!


Para conseguir essa façanha, a 'Lafarge Tarmac' desenvolveu uma tecnologia que aplica concreto sobre uma camada de cascalho, que também serve como uma filtragem para toda a água que passar pela camada de asfalto.




E como você poderia imaginar, os benefícios desse tipo de material são enormes, podendo ajudar na manutenção de aquíferos subterrâneos e diminuindo o impacto da negativo que as grandes áreas asfaltadas causam ao meio-ambiente, além da óbvia diminuição dos prejuízos em enchentes.

Tecnologia do Topmix Permeable da empresa Lafarge Tarmac
Infelizmente, por conta de suas qualidades permeáveis, esse tipo de asfalto ainda é um tanto frágil, e portanto não é recomendável para estradas com tráfego pesado, sendo mais apropriado para ciclovias, garagens, e bairros residenciais.

De qualquer forma, futuras pesquisas podem desenvolver novas tecnologias que permitam sua utilização de forma mais ostensiva.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários