8 plantas que a Nasa recomenda para purificar o ar da sua casa


8 plantas que a Nasa recomenda para purificar o ar da sua casa

Aqui em nosso site temos diversas matérias tratando de plantas de todos os tipos, desde as plantas mais belas até as plantas mais venenosas.

Mas dessa vez vamos falar de plantas que podem ajudar a melhorar a qualidade do ar da sua casa, e nesse caso, nossa superlista é praticamente um artigo de utilidade pública!

E com o ar se tornando cada vez mais irrespirável devido a poluição excessiva encontrada principalmente nas grandes cidades, não custa tentar melhorar um pouco a situação, nem que seja apenas dentro de nossos lares, não é mesmo?

Ar puro em casa

Além de alegrarem o ambiente, algumas plantas também ajudam a purificar o ar do local, e isso ficou comprovado em um estudo feito pela Nasa em 1989, que servia para determinar espécies vegetais que seriam úteis para filtrar o ar de ambientes fechados em diversos projetos espaciais.




E a boa notícia é que você pode fazer toda essa "revolução" sem gastar muito, com plantinhas que são até bem baratinhas ou encontradas facilmente por aí. Veja nossa superlista das plantas para purificar o ar da sua casa, que são recomendadas pela própria NASA:

Antúrio (Anthurium)

Plantas para purificar o ar - Antúrio - Anthurium
Muito comum no Brasil, já até falamos dela em nossa matéria sobre plantas venenosas, mas claro que ela também tem seu lado benéfico! É muito simples de se manter e não requer nenhum cuidado específico, sendo perfeita para filtrar gases como amônia, formaldeído, xileno e benzeno, dentre alguns outros.

Árvore-da-borracha (Ficus elastica)

Plantas para purificar o ar - Árvore-da-borracha - Ficus elastica
Ela é muito comum e costuma não exigir muitos cuidados, tornando-a ideal para qualquer tipo de pessoa. Em condições ideais, ela pode crescer bastante, e para isso basta mantê-la em temperaturas superiores a 13 graus Celsius e regá-la apenas quando a terra estiver aparentemente seca. Ela é capas de filtrar diversos gases tóxicos ou inapropriados.

Dracena (Dracaena deremensis)

Plantas para purificar o ar - Dracena - Dracaena deremensis
Também conhecida como Nativo ou Peregum, essa planta tem lugar especial na cultura afro-brasileira. Também não requer nehum cuidado especial e filtra diversos elementos como o tricloroetileno, formaldeído e benzeno.

Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata)

Plantas para purificar o ar - Espada-de-São-Jorge - Sansevieria trifasciata

Por ser uma planta muito resistente e tolerante a rega irregular e pouca luz, ela pode ser usada de diferentes maneiras em quase qualquer tipo de jardim ou vaso. O ideal é mantê-la a meia-sombra, regá-la a cada 15 dias, e nunca molhar as folhas. Suas propriedades filtradoras eliminam gases como o benzeno, formaldeído, tolueno, tricloroetileno e xileno.

Hera (Hedera helix)

Plantas para purificar o ar - Hera - Hedera helix
Essa trepadeira é muito comum e se desenvolve bem sem precisar de praticamente nenhum cuidado especial. Absorve com muita eficiência gases como tolueno, etileno, octano dentre alguns outros.

Jibóia (Epipremnum aureum)

Plantas para purificar o ar - Jibóia - Epipremnum aureum
Ela consegue se adaptar a quase qualquer ambiente, não precisa de muita luz e basta ser regada a cada 3 dias. Porém se você exagerar na água ela pode ficar muito fraca e até morrer. É muito eficiente na purificação do ar, em especial para absorver o formaldeído.

Lírio da paz (Spathiphyllum)

Plantas para purificar o ar - Lírio da Paz - Spathiphyllum
Mesmo com pouca luz e pouca água ela se mantém bem, e em temperaturas superiroes a 18ºC ela pode durar muitos e muitos anos. Correntes de ar, porém, não são recomendadas. Ela absorve pelo menos cinco contaminantes de ar de acordo com os estudos da Nasa.

Palmeira-dama (Raphis excels)

Plantas para purificar o ar - Palmeira Dama - Raphis excels
Também conhecida como palmeira-ráfis, ela se dá melhor em áreas com temperaturas medianas e sem luz direta. De acordo com a NASA, ela se encarrega de eliminar gases como o formaldeído, xileno e amoníaco.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Só uma correção: Vocês colocaram a foto da Espada de Santa Barbara dizendo ser Espada de São Jorge. A Espada de São Jorge não tem a borda amarela.

    ResponderExcluir

Postar um comentário