Surfistas criam balde genial que suga sujeira e óleo dos oceanos


Seabin project to clean ocean polution

Andrew Turton e Pete Ceglinski são dois surfistas australianos que largaram seus empregos e inventaram um dispositivo simples e brilhante que pode acabar com as milhões de toneladas de lixo espalhadas pelos nossos oceanos.

Seu sistema, chamado de 'Seabin' ("Silo do mar" em português) é um dispositivo bem simples e barato, que inclusive nos faz pensar: "Por que ninguém inventou isso antes?"

Seabin project GIF

A tecnologia do 'Seabin' é bem parecida com uma bombinha de aquário, que pode ser instalada em locais que são potenciais focos de poluição local que depois se espalha para os oceanos, como portos, marinas, docas, piers, etc.




O sistema é conectado com uma bomba que suga óleo, lixo e qualquer outro material indesejável que esteja flutuando nas águas, evitando que ele acabe sendo carregado pelas correntes marinhas e se espalhe por todo o planeta.

Seabin project to clean oceans


Dentro dos baldes (que funcionam como um ralo) existe um saco removível que mantém tudo o que foi sugado ali mesmo, bastando depois retirar o lixo e recolocar o saco no lugar.

E se você está se perguntando se esse sistema não pode ser perigoso para alguma espécie marinha, os criadores do sistema afirmam que em 4 anos de testes de seu dispositivo, eles nunca encontraram nenhum peixe ou animal dentro de seus baldes.


O sistema promete uma solução barata para o problema do lixo em instalações marinhas, que por enquanto tem um custo elevado, já que o trabalho é feito por funcionários que recolhem o lixo manualmente ou por barcos com redes que funcionam como "varredores" das águas.

Turton e Ceglinski passaram 10 anos desenvolvendo e aperfeiçoando seu projeto em Palma de Mallorca na Espanha, e agora pretendem implementar o uso ostensivo de seu equipamento ao redor do mundo.






Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

Postar um comentário