Você nem imagina por que as luzes dos aviões são apagadas durante o pouso e decolagem


Por que as luzes dos aviões são desligadas durante o pouso e decolagem

Se você já viajou de avião, com certeza deve ter reparado que durante a decolagem e o pouso da aeronave todas as luzes são apagadas. Mas qual o motivo pra isso?

O momento mais sujeito a acidentes de uma aeronave é justamente a decolagem e pouso, e por isso, especialistas em aviação e oftalmologistas explicam que a razão para que as luzes do avião sejam apagadas é ajustar os olhos dos passageiros ao escuro para que, em caso de uma eventual evacuação de emergência (quando toda a eletricidade do avião é desligada), todos possam se locomover no interior da aeronave com mais facilidade!

Interior de avião escuro

Na prática, é como se estivéssemos no nosso quarto durante a noite, e depois de um certo tempo no escuro, já conseguimos enxergar melhor.




Isso também é a razão pela qual muitos piratas costumavam usar tapa-olhos, como já mostramos anteriormente aqui em nosso site.




Segundo médicos oculistas, esse ajuste da visão acontece devido a dois tipos de células de nossos olhos, chamadas de bastão e cone de retina. A célula bastão é mais sensível com imagens em preto e branco e funciona melhor com pouca luz. Já as células cone percebem cores, mas só fazem isso quando a iluminação é bem forte.

Interior de avião com luzes fracas

Para entendermos de forma prática, essa imagem logo acima é como fica a nossa visão após alguns segundos no interior de uma aeronave escura, sendo que a foto anterior mostra como seria a nossa visão no momento em que as luzes são apagadas.

Nossa visão demora algum tempo para se ajustar ao escuro porque dentro dos bastões existe a rodopsina, uma substância que absorve fótons e se divide em duas moléculas. Quando o ambiente fica escuro, as duas moléculas de rodopsina têm que se juntar para que possamos enxergar melhor, mas isso leva alguns segundos (ou até minutos), e é por isso que nossa visão demora um pouco para se acostumar com o escuro.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

Postar um comentário