Você sofre da 'síndrome de impostor'? Descubra como ela funciona


Você sofre da "síndrome de impostor"? Descubra como ela funciona

Mesmo as pessoas mais competentes e inteligentes, que trabalham incansavelmente, podem se sentir como se não fossem tão boas ou tão profissionais como aparentam ser.

A "síndrome de impostor" ameaça a saúde de muita gente pelo mundo afora, inclusive profissionais reconhecidamente competentes que, no fundo, não se sentem assim...

Você sofre da "síndrome de impostor"?

Segundo os psicólogos, a "síndrome de impostor" faz com que a pessoa se sinta exatamente como seu nome sugere: um impostor, que está enganando todo mundo fingindo ser competente, ou inteligente, ou engraçado, ou trabalhador, etc...

Os sintomas mais comuns da síndrome do impostor são pensamentos ou auto-avaliações depreciativas, de forma que a pessoa nunca se sinta realmente merecedora de sua posição, destaque ou cargo.




A necessidade constante de reavaliar o próprio trabalho, trabalhar demais para compensar possíveis falhas, evitar situações que te coloquem como centro das atenções, ou mesmo o medo de ser "descoberto" como alguém que não é o que aparenta, também são indicativos da síndrome.


Psicólogos e psiquiatras afirmam que pacientes que sofrem com esse problema costumam atribuir seu sucesso à pura sorte, ao invés de acreditarem que tudo se deve ao seu próprio mérito e trabalho duro, diminuindo sua sensação de alegria, missão cumprida com sucesso, ou mesmo minimizando suas recompensas.

Você sofre da "síndrome de impostor"? Descubra como ela funciona

Se você acredita que pode sofrer da Síndrome do Impostor, a primeira atitude recomendável, segundo os especialistas, é confiar em um amigo que possa ser sincero na avaliação de sua performance no trabalho ou em qualquer área que gere conflitos na sua vida. Já o segundo passo é procurar por um profissional de psicologia ou psiquiatria, que poderá diagnosticar com precisão o problema e, se necessário, recomendar tratamentos como o 'TCC' (Terapia Cognitivo-Comportamental).



Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários