Bizarro: 10 funções corporais que continuam mesmo depois da morte


10 funções corporais que continuam mesmo depois da morte - Capa

corpo humano é tão complexo que mesmo após a morte algumas funções corporais continuam.
Pode parecer impossível, mas esses processos biológicos podem durar minutos, horas, dias e até mesmo (acredite) semanas após a morte do indivíduo.

É mesmo impressionante descobrir que um corpo sem vida não está tão morto assim... e isso dá uma dimensão bem estranha de nossa biologia complexa.

Bizarro: 10 funções corporais que continuam mesmo depois da morte - Capa 2

Com informações de diversos estudos científicos pelo mundo afora, reunimos em nossa superlista 10 funções corporais que continuam em atividade mesmo depois da nossa morte. Acompanhe essas descobertas incríveis da ciência e acredite se puder!

Atividade cerebral

10 funções corporais que continuam mesmo depois da morte - Atividade cerebral

Mesmo após a morte nosso cérebro não desiste, e continua lutando para sobreviver e conseguir oxigênio e nutrientes. Esse processo pode durar entre minutos e, com o uso de algumas drogas, até mesmo dias depois da morte.




Crescimento de cabelos e unhas

10 funções corporais que continuam mesmo depois da morte - Crescimento de unhas e cabelos.jpg

Na verdade o crescimento de unhas e cabelos são interrompidos após a morte, mas a impressão que temos é que esses tecidos ainda crescem, pois um fenômeno bizarro acontece: a perda de umidade força unhas e cabelos para fora, expondo esses tecidos, o que dá a impressão que eles cresceram.

Crescimento das células da pele

10 funções corporais que continuam mesmo depois da morte - Crescimento celulas da pele

Em nosso corpo existem diversos tipos de tecidos, que demandam variados níveis de manutenção e cuidados. As células da pele por exemplo, que estão localizadas nos limites de nosso corpo, conseguem permanecer vivas por até alguns dias mesmo após a morte.

Digestão

10 funções corporais que continuam mesmo depois da morte - Digestão

Nosso corpo está infestado de bactérias que ajudam nos processos digestivos, e elas não morrem de imediato só porque nosso corpo morreu. Mesmo após várias horas, ou até dias, essas bactérias continuam desempenhando suas funções, e dando continuidade a processos digestivos de nossos intestinos.

Eliminação de fezes

10 funções corporais que continuam mesmo depois da morte - Eliminação de fezes

Momentos de stress podem fazer nosso corpo liberar resíduos, e isso também acontece após a morte, quando o conteúdo dos intestinos pode ser evacuado pelo gás que é produzido dentro do corpo, podendo ocorrer mesmo depois de várias horas após a morte. Considerando que fetos também podem fazer cocô dentro do útero, essa pode ser a primeira e última coisa que fazemos em toda nossa existência.

Ereções e ejaculação

10 funções corporais que continuam mesmo depois da morte - Ereções e ejaculação

Depois da morte, o coração pára, e isso pode fazer o sangue se acumular em certas partes do corpo, enrijecendo certos órgãos. Além disso o rigor mortis (enrijecimento de tecidos após a morte), assim como alguns tipos de células musculares, que são ativadas por íons de cálcio, podem continuar a funcionar mesmo depois da morte, fazendo os músculos se contraírem, o que pode resultar em ereções e até ejaculação.

Movimentos musculares

10 funções corporais que continuam mesmo depois da morte - Movimentos musculares

Mesmo com o cérebro morto, algumas áreas do sistema nervoso central ainda podem permanecer ativas por algum tempo, como a medula espinhal, que quando recebe reflexos ou sinalizações dos membros, ainda pode desencadear contrações musculares e espasmos após a morte. Relatos de casos assim por enfermeiras são muito comuns, e podem pregar grandes sustos em pessoas desavisadas...

Nascimento

10 funções corporais que continuam mesmo depois da morte - Parto e nascimento

Graças as bactérias que continuam seu trabalho de digestão mesmo após a morte, mulheres que morrem durante o parto ainda podem ajudar a expelir o bebê através dos gases que se acumulam dentro do corpo, facilitando o nascimento da criança.

Urinando

10 funções corporais que continuam mesmo depois da morte - Sistema Urinário

O ato de "fazer xixi" está sob o comando da mesma parte de nosso cérebro que controla os batimentos cardíacos e a respiração, e portanto é autônomo. Podemos perceber isso naqueles casos de pessoas que soltam a urina durante um momento de stress ou quando bebem demais, e isso acontece porque a parte do cérebro que mantém o esfíncter urinário fechado é temporariamente inibida. Depois da morte, esse processo ainda pode ocorrer da mesma forma, liberando a urina do corpo, já que o rigor mortis (que enrijece os músculos) pode variar, e levar mais tempo para paralisar esses tecidos.

Vocalização

10 funções corporais que continuam mesmo depois da morte - Sistema vocal

Depois da morte, todo o gás que preenche nosso corpo precisa sair por algum lugar, e uma dessas saídas é a traqueia, que antes de ser enrijecida pelo rigor mortis (ou algumas vezes até mesmo depois disso) pode gerar alguns sons estranhos e terrivelmente arrepiantes através das cordas vocais.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

Postar um comentário