Dificuldade de dormir na Lua cheia? Descubra como ela afeta o seu sono


Dificuldade de dormir na Lua cheia? Descubra como ela afeta o seu sono

Da próxima vez que você sentir alguma dificuldade para dormir, vale a pena dar uma espiadinha pela janela e checar a Lua. Sim, cientistas da 'Universidade de Basel', na Suíça, descobriram que a Lua Cheia interfere em nosso sono, e não estamos falando do brilho que vaza pela janela!

Essa interferência também não tem nada a ver com a interação gravitacional do nosso satélite natural, que como você deve saber, influencia o planeta Terra das mais diversas maneiras, mas sim com nosso instinto ancestral.

Ciclos da Lua

Os cientistas descobriram que todos nós temos um relógio biológico que acompanha os ciclos lunares (ainda que de maneira bastante rudimentar e muito variável de indivíduo para indivíduo), e esse resquício de nossos ancestrais "Homens das Cavernas" ainda interfere em nosso sono de maneira significativa.




Segundo o estudo com 33 voluntários publicado na revista 'Current Biology', a atividade cerebral relacionada ao sono profundo diminui em cerca de 30% quando em ciclos de Lua Cheia. Isso significa que demoramos mais a pegar no sono, e quando finalmente adormecemos, podemos acordar com muito mais facilidade devido ao "sono leve".




De acordo com a pesquisa, durante os dias de Lua Cheia os voluntários dormiam cerca de 20 minutos a menos quando comparado com o restante do mês, e seu sono era mais leve e de menor qualidade. Os pesquisadores também analisaram alguns detalhes hormonais, e descobriram que, no auge da Lua Cheia, os voluntários tiveram um menor nível de melatonina, um hormônio que regula os ciclos de sono.

Homem das cavernas - caverna a noite

Segundo os pesquisadores, isso acontece porque nossa mente primitiva, da época em que morávamos em cavernas, ainda interpreta esses períodos de Lua Cheia como o momento mais perigoso das noites, quando ficávamos mais expostos a predadores. Evidências desse mesmo fenômeno também foram encontradas em mosquitos aquáticos e até em iguanas das ilhas Galápagos.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários