Afinal, mascar chiclete na hora de estudar melhora a memória ou não?


Afinal, mascar chiclete na hora de estudar melhora a memória ou não?

Até pouco tempo atrás, pesquisadores das Universidades de Cardiff e Bournemouth, no Reino Unido, concluíram que mascar chiclete na hora de estudar poderia ser muito eficiente na melhora da concentração e memorização do aprendizado, e isso foi amplamente divulgado pelo mundo afora, mas há controvérsias...

O estudo positivo

Mascar chiclete na hora de estudar melhora a memória
O experimento envolvia 38 pessoas separadas em dois grupos, cada um tendo de realizar uma tarefa que envolvia memorizar uma série de números de 1 a 9, identificando sequências de números ímpar-par-ímpar, como 7-2-1, por exemplo.

Segundo o estudo, o grupo que havia mascado chiclete durante a tarefa de memorização apresentou reações mais rápidas e precisas, com mais concentração por um período de tempo maior, até o final da tarefa. enquanto o grupo que não mascava chicletes ficou para trás.

Pesquisas anteriores da Universidade de St. Lawrence, também sugeriam que mascar chicletes aumentava o fluxo de sangue e oxigênio em determinadas regiões do cérebro, aumentando a atividade neurológica e o estado de alerta.






A contradição...

Mascar chiclete na hora de estudar não melhora a memória
Outras pesquisas porém, levaram a resultados conflitantes, e a própria Universidade de Cardiff fez outros estudos que indicavam que mascar chicletes além de não ajudar em nada na memorização, pode ter um efeito contrário, prejudicando muito a memória de curto prazo. Para explicar o fato eles deram um exemplo: Tente memorizar um número de telefone normalmente, e depois tente fazer a mesma coisa com um número diferente enquanto bate repetidamente seu dedo indicador na mesa. Segundo esse teste, movimentos repetitivos prejudicam nossa concentração.

Conclusão...

Afinal, mascar chiclete na hora de estudar melhora a memória

Diante desse impasse, especialistas garantem: o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra, então o jeito é você fazer o teste e descobrir se mascar chiclete te ajuda ou te atrapalha durante uma determinada tarefa de aprendizado ou memorização. Não deixe de registrar sua opinião nos comentários, nos contando o que é melhor no seu caso!




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Na minha época as professoras proibiam mascar chicletes em sala de aula alegando que os alunos não conseguiam prestar atenção na aula.

    ResponderExcluir

Postar um comentário