'Olho no olho' - Quanto tempo dá pra olhar alguém sem parecer estranho?


'Olho no olho' - Quanto tempo dá pra olhar alguém sem parecer estranho?

O contato visual é algo muito importante nas interações humanas, e também faz parte das relações sociais de inúmeras outras espécies pelo planeta.

É em geral algo inconsciente, intrínseco, mas quão importante afinal são essas interações visuais na nossa sociedade, e qual deve ser a duração dos momentos "olho no olho" até que isso se torne desconfortável para alguém?

Olhar Psicopata

Com certeza você já deve ter percebido que algumas pessoas costumam olhar nos olhos com tanta concentração, que chega a ser incômodo...






Se a duração do olhar for muito curta, podemos passar a impressão de inseguros, tímidos ou não confiáveis. Se fixarmos a visão por tempo demais, podemos soar impertinentes, colocando a outra pessoa em situação desconfortável...

Enterrado vivo: 7 truques que podem salvar sua vida!
Foi justamente isso que uma equipe de pesquisadores de diversas universidades do Reino Unido tentou desvendar: qual o tempo certo para olharmos alguém nos olhos? E eles chegaram a uma conclusão: cerca de 3 segundos.

De acordo com entrevistas feitas com voluntários no museu de ciências de Londres , um olhar de 3 segundos é o ideal, menos que isso é inadequado, e mais do que isso soa exagerado e anormal. Na verdade, um olhar com mais de 5 segundos foi considerado desconfortável pela maioria das pessoas.

'Olho no olho' - o tempo certo de olhar nos olhos

Alguns especialistas consideram que esse estudo não é conclusivo, já que os pesquisadores utilizaram o vídeo abaixo para testarem os voluntários, e os resultados podem variar em função de um contato pessoal.

Ainda assim as conclusões são muito interessantes, e você pode se testar assistindo o mesmo vídeo usado na pesquisa britânica. Não deixe de registrar sua opinião nos comentários, nos contando se você concorda com aquele tempo de 3 segundos!






Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. 3 segundos é legal! Mais que isso é realmente bem desconfortável!

    ResponderExcluir

Postar um comentário