Uísque falso? Teste rápido contra falsificações é criado por brasileiros


Uísque falso? Teste rápido contra falsificações é criado por brasileiros

Quem nunca teve dúvidas se uma determinada bebida era realmente original? E se considerarmos que certas marcas podem custar muito, muito caro, o problema de falsificações de bebidas fica maior ainda, e pode gerar grandes prejuízos. E repare que nem começamos a falar do tamanho da ressaca e até de riscos à saúde...

Mas agora a UFG (Universidade Federal de Goiás) conseguiu criar um teste rápido para uísque falsificado, e ao que parece, os problemas causados pelos criminosos falsificadores podem estar perto do fim.

Teste rápido de uísque falsificado da UFG
Teste rápido identifica corantes na uísque falsificado

O teste consiste em uma análise por amostragem, que compara várias características da bebida e principalmente sua cor. Uísques falsificados são normalmente feitos a partir de uma garrafa do produto original, que geralmente é divida em cerca de 10 garrafas, que depois são "batizadas" com vários ingredientes que podem enganar o melhor dos paladares.




Mas para manter a cor, os criminosos utilizam corantes a base de caramelo. E é justamente esse corante caramelo que pode indicar se a bebida é ou não genuína!

Outros fatores também podem ser analisados, como a presença de cloro na água que compõe a bebida (quando os falsificadores usam água da torneira), e também o uso de produtos analgésicos (que visam amenizar efeitos adversos que certos ingredientes duvidosos podem causar na saúde das pessoas). Porém o método de avaliação por presença de corantes é o mais rápido, e o que permite a polícia uma apuração mais eficiente nos crimes de falsificação.

Equipe responsável pela criação do teste rápido de uísque falsificado da UFG
Equipe responsável pela criação do teste rápido de uísque falsificado da UFG

Infelizmente os pesquisadores da UFG não disseram se o teste estará disponível no mercado para que qualquer um possa utilizá-lo, mas algumas pessoas envolvidas nas pesquisas acreditam que em pouco tempo, o novo método pode ser produzido em grande escala e estar disponível para os consumidores.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários