Guerra contra o protetor solar - Havaí deve ser o 1º a proibir seu uso


Guerra contra o protetor solar - Havaí deve ser o 1º a proibir seu uso

O protetor solar já se tornou um item obrigatório para a maioria das pessoas, e ninguém poderia desconfiar que o creme "milagroso", que nos protege contra os efeitos nocivos do Sol, poderia ter algum efeito negativo, mas infelizmente ele pode ter sim!

Segundo alguns recentes estudos científicos, o uso indiscriminado de determinados protetores solares pode prejudicar fatalmente um dos ecossistemas marinhos mais diversificados e delicados do mundo: os recifes de corais.

Recifes de Corais

O problema é que muitos dos protetores solares hoje disponíveis no mercado contêm duas substâncias químicas capazes de enfraquecer os corais, levando-os a ficarem esbranquiçados, o que pode fazer com que eles morram rapidamente.




As duas substâncias químicas em questão são a oxibenzona e o octinoxato, que podem interromper o crescimento de corais. Além disso, só a oxibenzona sozinha seria venenosa para pelo menos 7 espécies de corais!

Os compostos químicos tendem a se desprender da pele e se diluírem nas águas dos oceanos enquanto os banhistas se divertem, e esses elementos podem se acumular, causando uma verdadeira destruição nos mares.

Nas águas de certas regiões do Havaí, por exemplo, pesquisadores descobriram concentrações de oxibenzona cerca de 30 vezes superiores ao aceitável para corais!

Praia do Havaí

Como a maior parte do turismo das ilhas do Havaí depende principalmente do ecoturismo, as autoridades já estão se apressando em proibir a fabricação, comércio e uso de protetores solares que contenham oxibenzona e o octinoxato.

O site do Departamento de Terras e Recursos Naturais do Havaí afirma: “Estes produtos químicos causam deformidades em larvas de coral (planulae), impossibilitando-as de nadarem, se desenvolverem e formarem novas colônias de coral. Também aumenta muito a taxa de branqueamento dos corais, e isso põe em risco a saúde dos recifes e reduz sua resistência aos efeitos do aquecimento global”.

Recifes de Corais - Comparação destruição de corais

Já os fabricantes de protetores solares dizem que as evidências científicas ainda não são definitivas, e por isso não existem motivos para que o uso de seus produtos seja proibido.

É... ao que parece a briga entre fabricantes de protetores solares e ambientalistas está apenas começando...





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

Postar um comentário