China promete 1º 'aeroporto' de aves migratórias do mundo


China promete 1º 'aeroporto' de aves migratórias do mundo - Capa

Você já deve ter visto algum documentário que mostra aquelas impressionantes migrações de aves que acontecem ano após ano, quando elas buscam um lugar com melhores condições para reprodução ou simplesmente um local mais agradável para passar parte do ano longe de invernos rigorosos.

Pois bem, como você deve imaginar está cada vez mais difícil encontrar locais (principalmente nos litorais) onde não tenham construído cidades, e muitas áreas que antes eram pontos de parada para aves migratórias hoje estão ocupadas por portos, zonas de veraneio, parques, calçadões, etc...

Santuário de Aves de Lingang - Img 1

Junte a isso o fato da China estar bem no meio do caminho de uma das maiores e mais importantes rotas de migração do planeta - a rota leste asiático-australiana - e pronto: você tem um grande problema ecológico devido a incontrolável ocupação humana!




Para tentar contornar esse problema, a China teve uma iniciativa louvável, e pretende construir um "aeroporto de aves migratórias" na província de Tianjin, assim as aves terão um espaço para pararem e se alimentarem antes de seguirem sua jornada que pode durar mais de 10 dias passando por cerca de 20 países entre a Nova Zelândia e o Alasca!

10 truques incríveis que todo homem deveria conhecer

Os responsáveis pela iniciativa realizaram um concurso de design internacional para escolherem o melhor projeto possível, no qual o Santuário de Aves de Lingang do escritório McGregor Coxall se saiu vencedor.

Santuário de Aves de Lingang - Img 2

O local deve reproduzir as condições ambientais ideais para mais de 50 espécies de aves, com lagos, corredeiras, manguezais e florestas, oferecendo refúgio para diversas espécies de aves, incluindo várias que já estão em perigo de extinção.

O local contará ainda com um centro de visitantes e pesquisa, além de 7 quilômetros de trilhas para recreação de visitantes, podendo se tornar um polo de ecoturismo na região.

Santuário de Aves de Lingang - Img 3

Agora só podemos esperar que a ideia seja copiada e que vários parques desse tipo sejam construídos em rotas de migração. Nada melhor do que ser ecologicamente correto, e ao mesmo tempo contar com um belo parque natural para os moradores da cidade, não é mesmo?!





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários