Não é só dor no peito ou no braço - descubra os novos sinais de um ataque cardíaco


Não é só dor no peito ou no braço - descubra os novos sinais de um ataque cardíaco - Capa

Um novo estudo do 'Imperial College de Londres' publicado no periódico científico 'Lancet' pode salvar muitas vidas ao revelar novos sinais de ataques cardíacos que antes eram ignorados por médicos, enfermeiros e pela maior parte dos profissionais da saúde.

A nova pesquisa analisou dados de mais de 135 mil mortes por ataques cardíacos dos últimos 4 anos no Reino Unido, e descobriu que muitos paciente poderiam ter sido salvos se os profissionais estivessem preparados para identificar outros sintomas de problemas cardíacos que passavam despercebidos, ou eram atribuídos a outros problemas de saúde.

Problemas Cardíacos

Embora as conhecidas dores no peito e braços ainda sejam os sinais mais comuns, segundo a pesquisa eles não são os únicos sintomas, até mesmo características que eram antes associadas a ataques de pânico podem, na verdade, revelar um ataque cardíaco iminente.




Enfermeira há mais de 20 anos e não percebeu seu próprio problema

Segundo reportagem publicada pela BBC, uma enfermeira inglesa de 49 anos estava no trabalho quando sentiu dores profundas em seu pescoço e clavícula, e mesmo trabalhando na área de saúde por mais de 20 anos, ela mesma não identificou seu problema.

Mais tarde, com a dor persistindo, ela foi socorrida por uma ambulância, e inicialmente foi diagnosticada com um ataque de pânico.


Porém exames posteriores mostraram que seus sintomas eram mesmo de problemas cardíacos, e após se submeter a um cateterismo ela agora está muito bem.


Novos sinais de problemas cardíacos

Assim como no caso da enfermeira Alison Fillingham, o novo estudo evidencia que boa parte dos pacientes de doenças cardíacas podem apresentar sinais que antes não eram considerados como sintomas de problemas no coração.

A nova pesquisa sugere que a lista de sintomas de problemas no coração que podem indicar um ataque cardíaco iminente seja atualizada com os seguintes sinais:
  • Dor no tórax;
  • Sensação de pressão ou aperto em diversas regiões do peito;
  • Dor em diversas partes do corpo, como se a dor estivesse passando do peito para os braços, e não apenas no braço esquerdo que é mais comum;
  • Dores que "viajam" pela mandíbula, pescoço, costas e abdômen;
  • Sensação de tontura, náuseas ou vômito;
  • Transpiração excessiva sem motivo aparente;
  • Falta de ar;
  • Sensação de ansiedade extrema (parecido com um ataque de pânico);
  • Tosse ou chiado no peito;
  • Dores menores no peito, que podem se confundir com uma simples indigestão;
  • Pessoas idosas ou diabéticas podem não apresentar nenhuma dor no peito ou sintoma clássico de problemas cardíacos.
Sintomas clássicos e novos sintomas de ataque cardíaco


Lembre-se que alguns desses sinais muitas vezes não estarão ligados a ataques cardíacos. Então se você sente alguns desses sintomas, isso não quer necessariamente dizer que você está prestes a ter um ataque cardíaco. De qualquer forma é sempre bom consultar um médico se você tiver dúvidas.

O mais importante desse estudo é fazer com que os profissionais da saúde possam identificar problemas cardíacos com maior antecedência, levando em consideração também outros sinais menores que antes eram ignorados ou desconhecidos.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários