'Se bater a cabeça não pode dormir, senão não acorda mais' - verdade ou mentira?


Se bater a cabeça não pode dormir, senão não acorda mais - verdade ou mentira - Capa

Muito provavelmente você já deve ter ouvido essa história: -"Se bateu a cabeça não pode dormir, senão não acorda mais!"... mas será que isso é verdade mesmo? Quem bate a cabeça e dorme corre o risco de morrer durante o sono? Será que o velho conselho de nossas mães e avós estava mesmo correto?

Bem, segundo a maioria dos especialistas, uma pancada leve na cabeça geralmente não resulta em problemas... mas se pancada for mais forte, e principalmente se ela gerar desmaio, dormir depois de bater a cabeça realmente não é recomendado, pelo menos nas 2 horas seguintes.

Concussão - batida na cabeça

O problema não é que o ato de dormir, em si, vá fazer algum mal, mas sim "mascarar" sintomas e sinais se algum problema mais sério que a pancada possa ter gerado. E até mesmo o sono repentino já pode ser um sinal de algum problema neurológico.




A maioria dos médicos explica que lesões no cérebro podem gerar tontura, vômitos, dificuldade visual, sono repentino, déficit motor (dificuldades de movimentos ou fala mole, por exemplo), etc. E se a pessoa dormir depois de uma pancada não tem como checar tudo isso!


Significados do Cocô - a cor e o formato das fezes revelam muita coisa - Add


Até algumas décadas atrás, quando não existiam exames como ressonâncias e tomografias, a regra de não dormir era mesmo a única opção, por isso esse costume se popularizou entre nossos pais ou avós.

Mesmo hoje em dia, com os mais modernos exames de ressonâncias e tomografias, esse procedimento de não dormir depois de uma pancada na cabeça ainda é muito válido, já que pequenos coágulos ainda em estágio muito inicial de formação podem levar horas para aparecerem em exames.

Além disso, os médicos geralmente acompanham o o paciente a fim de analisar sua postura, movimentação de braços e pernas, ritmo da respiração, frequência cardíaca, pressão arterial, etc....

Concussão - batida na cabeça nao pode dormir

Por isso os especialistas dizem que, depois de sofrer uma pancada forte na cabeça (e principalmente se a pancada gerar desmaio), a pessoa deve ficar em observação por pelo menos 24 horas, a fim de identificar possíveis danos cerebrais que possam surgir nesse período.

Então agora você já sabe: se alguém bater a cabeça muito forte é bom mesmo não deixar a pessoa dormir, e ficar de olho nela para identificar possíveis sinais de um problema mais sério gerado pela pancada! E se você identificar qualquer sintoma mais grave, procure um médico imediatamente!





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários