Medo de cobras? Elas podem ser ainda mais assustadoras segundo nova descoberta


Medo de cobras? Elas podem ser ainda mais assustadoras segundo nova descoberta

Muita gente tem medo de cobras, e ninguém pode negar que esses répteis podem ser mesmo muito perigosos...

Mas pelo menos tínhamos como consolo o conhecimento de que esses animais eram caçadores solitários, e portanto o pior que poderia acontecer seria encontrar apenas uma cobra no seu caminho durante sua bela caminhada pela floresta, e não um bando organizado de serpentes aguardando a hora certa de nos atacar...

Cobra atacando

Pois saiba que aquela Lei de Murphy que diz " Nada é tão ruim a ponto de não poder piorar" estava certa, pelo menos nesse caso!

Sim, as cobras não são necessariamente caçadoras solitárias, e podem agir em bando, aumentando suas chances de abater uma ou mais presas e, quem sabe, até animais maiores!




A nova descoberta foi revelada por pesquisadores da Universidade do Tennessee, nos EUA, que documentaram um comportamento muito bizarro nas cobras da espécie 'boa arbórea cubana' (Chilabothrus angulifer), e acreditam que tal comportamento pode não ser tão raro em outras espécies como sempre acreditamos.

Essa espécie de serpente se especializou em capturar morcegos em pleno voo quando eles saem ou entram em suas cavernas. Os cientistas perceberam que durante essas caçadas, as serpentes pareciam repetir certas estratégias e posicionamentos , como se estivessem planejando um ataque coordenado.

Ataque de Cobra

Esse tipo de caçada em bando é muito comum em diversas espécies de mamíferos, como em lobos e leões, por exemplo, mas nunca tinha sido identificada com clareza no caso das serpentes.


Ilha das cobras no Brasil


Agora os cientistas acreditam que tal comportamento de caça em grupo pode ser algo bem comum em diversas espécies de cobras, mas que nunca tinha sido identificada pela ciência. Poderia ser um detalhe que simplesmente nunca documentamos, mas que sempre fez parte do instinto das serpentes.

Cobra atacando 2

A partir de agora a comunidade científica poderá se dedicar a estudar com mais profundidade esse comportamento em outras espécies a fim de confirmar que caçadas em bando são comuns entre as serpentes, e não apenas nessa espécie encontrada em Cuba.

E quem já morre de medo de cobras só pode esperar ansiosamente pelas próximas pesquisas, e torcer para que esse comportamento de caçada em bando não seja algo tão comum entre a maioria das espécies...





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Então as serpentes compartilham o alimento!
    Improvável. Mas o ambiente de caça, talvez.
    Se em certos locais há ambudância de alimentos. É aí que elas estarão...
    Uma forma de relação intraespecífica entre as serpentes...

    ResponderExcluir

Postar um comentário