Olfato de cães é igual ao de seres humanos, dizem cientistas


Olfato de cães é igual ao de seres humanos, dizem cientistas - Capa

Provavelmente você passou a vida acreditando que os cães tinham super-poderes olfativos, que deixavam qualquer humano pra trás, não é mesmo?

Porém a ciência sempre surpreende, e um novo estudo publicado recentemente na 'revista Science' colocou abaixo todo esse mito da capacidade olfativa superior de cães (e até de ratos) em ralação aos seres-humanos, e afirma: "podemos nos equiparar, pela capacidade de detectar e de distinguir os odores, aos cães e aos ratos, que estão entre os melhores rastreadores do reino animal".

Tais afirmações partiram de ninguém menos que John McGann, professor adjunto de Psicologia, da Universidade de Rutgers, em Nova Jersey, nos EUA, que foi o principal autor do estudo.

Universidade Rutgers New Jersey

Segundo ele, a inferioridade olfativa dos humanos não passa de "uma antiga crença cultural" que visava minimizar sentidos que eram vistos como puramente animais a fim de valorizar nossa racionalidade e superioridade psicológica sobre outras espécies.




Segundo o professor McGann o bulbo olfativo humano, que gera os sinais que são interpretados como odores no cérebro, é tão desenvolvido quanto em outros mamíferos, e nosso cérebro tem um número similar de neurônios dedicados a processar esses sinais, de modo que nossa capacidade de detectar e de distinguir os odores, são comparáveis aos cães e aos ratos, que estão entre os melhores olfatos do reino animal.


O mapa estava errado o tempo todo e nós só percebemos agora


O pesquisador vai ainda mais longe e afirma que depois de realizar uma série de estudos, descobriram que os seres humanos podem distinguir até um bilhão de odores diferentes, o que vai muito além dos aproximadamente 10.000 odores mencionados nos manuais científicos!

Sistema olfativo humano

O professor McGann explica que nossa capacidade olfativa apenas se especializou de uma forma diferente, e enquanto os cães tem melhor capacidade de identificar odores de urina e fezes e drogas (no caso de cães policiais), nosso olfato é muito melhor para identificar aromas de vinhos e perfumes, por exemplo.

Coincidência ou não, aqui mesmo em nosso site a possível capacidade olfativa superior dos humanos já tinha se destacado em uma de nossas matérias que mostrou o curioso "super-poder" de Joy Milne, uma mulher que consegue identificar o Mal de Parkinson apenas pelo cheiro das pessoas.

Joy Milne pode identificar Parkinson pelo cheiro
Joy Milne consegue identificar pacientes com Parkinson apenas pelo cheiro

Os autores desse novo estudo acreditam que toda a crença sobre o olfato humano partiu das teorias do neurologista e antropólogo francês Paul Broca, que no século XIX, garantiu que o homem tem um aparelho olfativo limitado e que, diferentemente dos animais, os homens dependem de sua inteligência para sobreviver, não de seu olfato.

Tais afirmações teriam influenciado todo o pensamento da época e se disseminou no meio acadêmico, gerando o mito da capacidade olfativa inferior dos humanos.

Olfato cães

Estudos genéticos posteriores também teriam endossado esse entendimento, já que afirmaram que alguns animais, como os ratos, teriam mais de 1000 diferentes receptores sensoriais que se ativam pelos odores, contra apenas cerca de 400 dos humanos.


Enterrado vivo: 7 truques que podem salvar sua vida!


Mas de acordo com o professor McGann, não há nenhuma prova científica definitiva de que um bulbo (ou lóbulo) olfativo maior resulte em capacidade olfativa melhor.

Super Olfato Humano

O pesquisador explica que a nossa capacidade de sentir odores têm grande importância na ativação das emoções humanas, fazendo ressurgir lembranças, e tendo importante papel nas síndromes pós-traumáticas.

O estudo também afirma que qualquer perda do sentido do olfato (inclusive aquelas naturais decorrentes da idade avançada) pode acarretar problemas de memória e doenças neurológicas como o Mal de Alzheimer, ou o de Parkinson.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários