Pele azul de Avatar existe mesmo! Como isso é possível?...


Pele azul de Avatar existe mesmo - Como isso é possível - Capa

O filme 'Avatar' do diretor James Cameron conseguiu capturar a atenção do mundo com seus personagens de pele azul que, até então, pareciam muito originais e completamente diferentes de qualquer coisa que conhecíamos (com exceção dos Smurfs dos desenhos)...

Até que a vida real mostrou que não são apenas os filmes de Hollywood que inovam, e deu um belíssimo exemplo de como a natureza pode surpreender mesmo o mais criativo cineasta de todos os tempos!

Metemoglobinemia - Img 1

A família Fugate, que vive em Appalachia, no Estado da Virginia, nos EUA, é a prova viva de como algumas características genéticas podem alterar a aparência das pessoas. Alguns dos membros da família possuem a pele azul, e se tornaram alvo de muitas pesquisas que buscam entender como essa alteração genética realmente funciona.




Conhecida como metemoglobinemia, a tal característica genética faz com que seus portadores possuam um elevado número de células de metemoglobina (que se parecem com a hemoglobina). Essas células promovem uma forma diferente de liberação de oxigênio no corpo, e em geral, pessoas comuns possuem menos de 1% dessas células de metemoglobina no sangue.


O bizarro caso do bebê que nasceu com 31 dedos na China


Se o nível dessas células passar de 20%, a pessoa já pode ter alguns problemas de saúde, como complicações cardíacas, convulsões e corre até risco de morte, porém a família Fugate convive muito bem com essa condição, e a maioria de seus membros não apresenta nenhum problema sério de saúde.

Metemoglobinemia - Img 2

Sim, a ciência já conhecia algumas substâncias que podem provocar a aparência de pele azulada, como por exemplo certos aditivos feitos à base de carne, benzocaína, pó de prata, xilocaína e alguns antibióticos também, mas no caso da família de Appalachia o caso é bem diferente e, segundo especialistas, trata-se realmente de uma condição genética.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários